
A Câmara Municipal de Aveiro apoia as duas corporações de bombeiros do Concelho com uma verba global que ronda 1,5 milhões de euros.
Trata-se do reforço das verbas a serem transferidas da autarquia para estas duas instituições, bem como da assinatura de outros dois contratos. Um visa a doação do terreno para a construção do futuro quartel dos Bombeiros Novos de Aveiro. Ou outro prevê a cedência do imóvel que servirá para os Bombeiros Velhos implementaram o projeto “Chama Viva”, de apoio aos elementos da corporação e respetivas famílias.
Considerando a importância da atividade desenvolvida pelas duas corporações de bombeiros, entendeu a Câmara Municipal de Aveiro reforçar o apoio prestado a estas instituições que honram o serviço público, nomeadamente a segurança de pessoas e haveres, e prestigiam o nome da cidade.
Os termos essenciais dos acordos subscritos ontem, 19 de agosto de 2013:
1- Verbas a transferir passam de 120 para 160 mil euros por ano
A Câmara Municipal de Aveiro e a Associação Humanitária dos Bombeiro Voluntários de Aveiro – Bombeiros Velhos e a Companhia Humanitária de Bombeiros Guilherme Gomes Fernandes- Bombeiros Novos assinaram, ontem, uma adenda ao protocolo, datado de 31/01/2010, que prevê um reforço da verba a transferir para estas instituições.
O valor é agora aumentado em mais 40 mil euros, passando de um valor anual de 120 mil para 160 mil euros que a Câmara Municipal irá transferir para cada uma das corporações. No global, a Autarquia passará a apoiar os bombeiros com 320 mil euros anuais, a que deverá acrescer o valor que é mensalmente transferido para as Equipas de Intervenção Permanente, o qual se traduz em mais de cinco mil euros mensais.
2- Contrato de comodato com a Associação Humanitária dos Bombeiro Voluntários de Aveiro – Bombeiros Velhos
A Câmara Municipal de Aveiro e os Bombeiros Velhos de Aveiro assinaram um contrato de comodato tendo em vista a utilização do edifício na Rua Mário Sacramento, ao lado do quartel da corporação. Este contrato terá uma duração de 25 anos. A casa tem um valor patrimonial que ronda os 300 mil euros e será agora utilizada em pleno pela Associação Humanitária dos Bombeiro Voluntários de Aveiro.
Com esta cedência pretende-se criar condições para que possa ser implementado o projeto “A Chama Viva”, dinamizado pelos Bombeiros Velhos. Prevê a construção de uma cantina social, de uma biblioteca/sala de estudo, potenciando uma intervenção ao nível socioeducativa com os bombeiros e suas famílias, para além da organização de uma equipa de apoio domiciliário e médico para responder às necessidades identificadas nos elementos que integram o corpo ativo desta corporação, bem como as suas famílias.
3- Doação de parcela de terreno à Companhia Humanitária de Bombeiros Guilherme Gomes Fernandes- Bombeiros Novos
A Câmara Municipal de Aveiro irá doar à Companhia Humanitária de Bombeiros Guilherme Gomes Fernandes- Bombeiros Novos um terreno, situado na freguesia de Esgueira. O terreno agora doado destina-se exclusivamente à edificação das novas instalações do Quartel dos Bombeiros Novos de Aveiro.
Trata-se de um desejo há muito manifestado pelos Bombeiros Novos e que a Autarquia agora torna realidade. O terreno, sito na Rua das Cardadeiras, em Esgueira (junto à EN 109), tem uma área de 13.350,00 metros quadrados e cujo valor ronda os 667 mil euros.