
A Câmara Municipal de Aveiro assinala, a 3 de dezembro, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência tendo prevista a realização de um conjunto de atividades que irão decorrer de 1 a 10 de dezembro, em parceria com diversas Entidades da Rede Social de Aveiro.
No dia 1 de dezembro decorre a ação de sensibilização “Todos Iguais todos Diferentes – aprender todos juntos”, na EBI Eixo, prolongando-se até ao dia 05 de dezembro. No dia 2 inicia-se a atividade “O Direito à(s) Diferença(s)”, no Agrupamento de Escolas Rio Novo do Príncipe Cacia. No mesmo dia, às 15h30, o auditório da Biblioteca Municipal acolhe o debate “À Conversa com …pessoas com baixa visão e cegos”, promovido pelo Agrupamento de Escolas de Aveiro.
No dia 3 é apresentado o Guia de Respostas Concelhias na Área da Deficiência – Edição on line disponível na página oficial da CMA. Entre as 9h30 e as 16h00, na Escola Profissional de Aveiro será dinamizada a ação “Percurso de Visita Orientada I Mostra de Práticas”. No auditório do Centro de Emprego e Formação profissional de Aveiro decorrerá o workshop “Vamos enfrentar as diferenças…colaborar como?”, a partir das 14h00.
A APPACDM de Aveiro promove, durante o dia 3, no Largo do Mercado Manuel Firmino o “Atelier de cerâmica e teares”. Pelas 15h00 dar-se-á início “O QiGong na ajuda às incapacidades”, sessão promovida pela ANEM e, pelas 16h30 a “Dança Inclusiva”, promovida pela Universidade de Aveiro. No mesmo local, às 14h30 está marcado um “FlashMob Inclusivo”.
De referir também a realização da “Passeata por Aveiro” que, no dia 6, irá percorrer diferentes zonas da cidade chamando atenção para os obstáculos à mobilidade. A concentração é as 9h30 na Praça Joaquim Melo Freitas.
O programa prevê também sessões de cinema acessível: no dia 3 “A Gaiola Dourada”, no Pequeno Auditório do Centro de Congressos, às 21h30, e no 10 de dezembro, será exibido o filme “Mandela - um longo caminho para a liberdade”, no Teatro Aveirense, às 21h30. As reservas devem ser feitas para o seguinte e-mail: accaosocial@cm-aveiro.pt
Com estas ações, pretende-se chamar a atenção para a diferença, proporcionar oportunidades diversificadas de conhecer melhor a(s) realidade(s) das pessoas deficientes e da necessidade da sociedade promover de forma mais abrangente, a inclusão social.
Consulte o Cartaz!