No dia 6 de julho, pelas 22.00 horas, no Cais dos Botirões terá lugar o concerto de Jazz com o saxofonista John Ellis, acompanhado em guitarra com Bruno Santos e Filipe Melo no piano.
O concerto de jazz contará no palco com Bernardo Moreiro no contrabaixo e Bruno Pedroso na bateria. John Ellis é o convidado de Bruno Santos e Filipe Melo no âmbito do projeto “SANTOS/MELO 4TO”.
Promovido pelo Município de Aveiro, o concerto de Jazz surge integrado na programação da Festa da Ria.
BRUNO SANTOS frequentou os Conservatórios do Funchal e de Faro, tendo em simultâneo aulas particulares com Humberto Fournier (Funchal) e Zé Eduardo (Faro). Estudou ainda no Hot Clube de Portugal, onde fez parte da Big Villas Band, e foi selecionado para representar o HCP no meeting da IASJ, em 1999, organizado por David Liebman. Entretanto participou em vários projetos, liderados por diferentes músicos. Leciona atualmente na Escola Superior de Música de Lisboa.
Desde cedo FILIPE MELO se interessou pelo jazz e improvisação, tendo optado pelo piano, inspirado por Oscar Peterson, Bobby Timmons e Mulgrew Miller. Ganhou vários prémios, incluindo o Outstanding Musicianship Award da Berklee College of Music, onde também estudou, graduando-se Summa cum Laude. Atuou com a Berklee Concert Jazz Orchestra, no M.I.T. Compôs a banda sonora para o documentário “Entre Muros” da RTP1, e faz arranjos para quartetos de cordas e Big Bands.
BERNARDO MOREIRA iniciou o estudo de contrabaixo aos 16 anos, conciliando a formação clássica e o Jazz. Estudou na Academia dos Amadores de Música de Lisboa, tendo como professores Fernando Flores, Niels Oersted, Rufus Reid e Reggie Workman. Desde então, integrou várias formações e tocou com grande nomes da música, tanto portugueses como estrangeiros.
BRUNO PEDROSO iniciou-se no jazz, após tocar com Pedro Mestre durante 2 anos. A partir desse momento, integrou vários projetos e partilhou os palcos com célebres artistas nacionais, como Jacinta, Bernardo Sassetti, Paula Oliveira, Maria João entre outros.
JOHN ELLIS apaixonou-se pela música algures entre os cânticos na Igreja do seu pai, a participação na banda do liceu e a interpretação de temas de Scott Joplin ao piano. Foi aprendiz do saxofonista James Houlik – que continua a ser uma das suas maiores influências. Após ter estudado sob a tutela de Ellis Marsalis, acompanhou-o na tournée de promoção de “Whistle Stop”. Viajou com o guitarrista Todd Duke, como embaixador cultural na África do Sul. Durante 5 anos acompanhou vários grupos de Charlie Hunter, tendo a oportunidade de tocar com uma miríade de grandes nomes do Jazz, o que muito contribuiu para cimentar a sua sólida educação musical.
www.brunomisantos.com / www.filipemelo.net / www.johnaxsonellis.com