O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro e o Presidente da Direção da Associação Desportiva da Taboeira inauguraram o novo Complexo Desportivo da Taboeira no passado dia 18 de dezembro de 2016.
Com esta inauguração, a CMA cumpre o compromisso assumido desde o início do atual mandato autárquico em 23OUT13, reparando um velho passivo de cerca de 14 anos, partindo de uma obra parada e degradada, que após o desenvolvimento de um complexo processo administrativo e negocial, e de um forte investimento, concretiza e coloca ao serviço dos Jovens e dos Cidadãos, o Complexo Desportivo da Taboeira.
» Complexo Desportivo da Associação Desportiva da Taboeira
No âmbito da construção do Estádio Municipal de Aveiro, que foi palco de alguns jogos do EURO 2004, o Município de Aveiro (MA) procedeu à ocupação das antigas instalações da Associação Desportiva da Taboeira (ADT), tendo sido outorgado um Protocolo entre as partes, em 16 de novembro de 2001, com o objetivo de regular os termos e condições em que a ADT procederia à desocupação e cedência das suas então instalações e campo.
Nesse Protocolo ficou definida, como contrapartida dessa desocupação, que o MA se comprometia a construir e a ceder à ADT um Complexo Desportivo, a localizar na Quinta da Condessa, composto por um campo de futebol relvado, um campo de treinos anexo, balneários e sede. Em 20 de maio de 2003 as partes outorgaram um Contrato-Programa de Desenvolvimento Desportivo, mediante o qual o Município de Aveiro se comprometia já não a construir mas a comparticipar financeiramente a ADT na construção do complexo, constituído por dois campos de jogos, bem como a disponibilizar terrenos, a título definitivo, para a instalação provisória dos campos.
Finalmente, em 14 de agosto de 2009, o MA e a ADT formalizaram um novo Contrato-Programa de Desenvolvimento Desportivo tendo como objetivo a concretização do processo de cooperação entre as partes com vista à atribuição de uma comparticipação financeira destinada a apoiar a construção do novo Completo Desportivo da Taboeira, no valor de 2.370.548,82€.
A construção do Complexo Desportivo da Taboeira foi iniciada em outubro de 2009, tendo a ADT contratado para o efeito a empresa EDIVISA, através de contrato assinado em 15 de agosto de 2009, pelo valor acima referido.
Em 2010 a obra foi interrompida por incumprimento dos pagamentos do MA à ADT para cumprimento do Contrato-Programa e consequente pagamento ao empreiteiro.
A 28 de novembro de 2012 foi estabelecido um acordo de pagamento entre as partes com o objetivo de regularizar os pagamentos em atraso, tendo o mesmo sido cumprido apenas durante três meses, o que ditou novamente a paragem da empreitada.
Em junho de 2013 a obra foi reiniciada ao nível da preparação dos campos de jogos tendo sido suspensa no mesmo ano por novos incumprimentos de pagamentos.
Os sucessivos atrasos e paragens de obra levaram à degradação e vandalismo das estruturas entretanto realizadas, as quais provocaram um prejuízo na ordem dos 300.000€, bem como um penalização enorme para a ADT, que se viu privado de um espaço seu para a prática desportiva, tendo a necessidade de recorrer a instalações desportivas alternativas com custos elevados associados.
Em junho de 2016, e partindo de uma obra parada e degradada, após o desenvolvimento de um complexo processo administrativo e negocial, foi reiniciada a obra do Complexo Desportivo da Taboeira, nomeadamente a construção dos dois campos de futebol de relva sintética (um de futebol de 11 e outro com dois campos de futebol de 7) e a recuperação do edifício principal constituído por balneários, sede, bar e infraestruturas de apoio.