
A Câmara Municipal de Aveiro vai avançar com a obra de qualificação da Rua do Crasto. O Executivo Municipal deliberou a abertura de um procedimento para o arranque da empreitada que inclui também a execução do sistema de águas pluviais, e que terá um preço base de 120.000€ e um prazo de execução de 4 meses.
Considerando o elevado estado de degradação do pavimento da Rua do Crasto o qual coloca em causa a segurança de circulação de pessoas e bens, situação agravada pela forte pluviosidade que se verificou durante o último Inverno que coincidiu com o período entre a adjudicação e o momento atual, tornou-se necessário realizar um novo projeto exigindo o reforço do pavimento e a sua beneficiação com as infraestruturas de águas pluviais.
Obra prioritária para a CMA, pelo seu péssimo estado e também pela servidão ao campus da Universidade de Aveiro, a Rua do Crasto representa a primeira intervenção deste Executivo em intervenções profundas nos arruamentos municipais, estando atualmente a ser desenvolvido um trabalho de preparação de novas empreitadas, bem como de negociação dos contratos adjudicados que transitaram do Executivo anterior e que se encontram suspensos por falta de pagamento, dando seguimento ao trabalho técnico de caraterização global do estado dos arruamentos de todo o Município.
Recorde-se que em janeiro de 2013 a CMA adjudicou à empresa CIVILVIAS – Construção e Vias, Lda. a empreitada de “beneficiação de arruamentos da Freguesia de Aradas e Glória” pelo valor de 90.789,21€ (acrescidos de IVA) na qual estava prevista a execução um conjunto de pavimentações (Bairro de Santiago, Rua do Crasto, cruzamento entre os Bombeiros Voluntários e a Avenida da Universidade).
Após diversos contactos entre a CMA e o empreiteiro não foi possível iniciar as referidas obras, não tendo sequer sido realizada a consignação da empreitada em causa. Assim foram desenvolvidas diligências no sentido de se proceder à resolução do contrato existente, através de rescisão por mútuo acordo, tendo o acordo sido alcançado no passado mês de julho.