O espetáculo, que se realiza no dia 27 de janeiro, foi encomendado por Aveiro 2024 - Capital Portuguesa da Cultura à compositora e intérprete de guitarra portuguesa.
A guitarrista Marta Pereira da Costa irá apresentar no Teatro Aveirense, um concerto inédito e encomendado especificamente para Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura (Aveiro 2024). A intérprete e compositora, que ganhou recentemente notoriedade mundial depois de tocar guitarra portuguesa no programa Tiny Desk Concerts, da rádio pública norte-americana, subirá ao palco para um espetáculo que terá como protagonista a guitarra portuguesa, num diálogo com os mais variados instrumentos tradicionais portugueses, como o cavaquinho, a braguesa, a gaita de fole e outros instrumentos.
Marta Pereira da Costa irá abordar o património musical e instrumental português e promete várias surpresas. A apresentação de um tema escrito para Aveiro 2024 com os Retimbrar, um dueto de guitarra portuguesa com Mariana Martins e a interpretação de vários temas de Daniel Pereira Cristo – alguns deles inéditos – são apenas alguns dos momentos deste espetáculo, com um elenco de 15 artistas.
O concerto encomendado à guitarrista responde ao tema do 1.º trimestre de Aveiro 2024, ‘Cultura e Identidade’. Além deste espetáculo, Marta Pereira da Costa fará um concerto, apenas para convidados, na Sessão Protocolar de Aveiro 2024. Este evento de apresentação formal da Capital Portuguesa da Cultura terá lugar no dia 26 de janeiro e contará com a presença de diversas figuras de Estado.
Seguem abaixo mais informações mais sobre Marta Pereira da Costa e os convidados deste concerto
Consulte a programação de Aveiro 2024 em: https://www.aveiro2024.pt/pt/programa/
Sobre Marta Pereira da Costa:
Marta Pereira da Costa é considerada a primeira mulher a tocar profissionalmente guitarra portuguesa no fado, a nível mundial. Inicia a sua formação musical no piano aos quatro anos; estuda dois anos de guitarra clássica aos oito; aos 18, inicia-se na guitarra portuguesa.
Em 2012, gravou para os “Fados de Amor”, de Rodrigo Costa Félix, o primeiro disco da história do fado onde a guitarra portuguesa é tocada exclusivamente por uma mulher. O álbum foi premiado como “Melhor Álbum de Fado de 2012” pela Fundação Amália Rodrigues. Em 2014, Marta Pereira da Costa foi distinguida, pela Fundação Amália Rodrigues, com o “Prémio Instrumentista”.
Em 2016 edita pela Warner Music Portugal o seu álbum de estreia, que contou com a participação de nomes conhecidos do panorama musical mundial, como o baixista Richard Bona ou a cantora Iraniana Tara Tiba, e da cena musical portuguesa, como Dulce Pontes, Camané ou Rui Veloso.
No primeiro semestre de 2023, Marta Pereira da Costa produziu e gravou o seu segundo álbum, que marca um encontro entre a Guitarra Portuguesa e o Piano.
Sobre os convidados:
Retimbrar é um movimento atualmente orquestrado por oito músicos, que procuram pensar e criar a sua música a partir das tradições musicais portuguesas, às quais chamam TugaBeat – composições enraizadas na diversidade do folclore nacional, na poesia popular e na oralidade.
Daniel Pereira Cristo é um multi-instrumentista que, no espetáculo, tocará cavaquinho, braguesa e gaita de fole. Vencedor do Prémio Carlos Paredes em 2018, tem sabido trazer a música, o canto e os instrumentos tradicionais para a contemporaneidade. Para além da música cantautoral, a sua grande aposta é na música tradicional reinventada, na variedade dos seus ritmos e nas várias sonoridades dos instrumentos de raiz (em particular do cavaquinho e da viola braguesa).
Mariana Martins é uma jovem guitarrista e foi a primeira mulher a concluir uma licenciatura em Guitarra Portuguesa.
Notícias relacionadas
-
07 Fevereiro 2024
Instalação “Pousio”, exposições “SAL de Aveiro, SAL do Mundo” e “A mudança é ...
Cultura - Em finais de janeiro foram abertas ao público duas exposições: a instalação “Pousio” da autoria dos Aveirenses ...Notícias -
25 Janeiro 2024
Primeiro-Ministro, Ministro da Cultura, Ministra da Coesão Territorial e o ...
O Primeiro-Ministro, António Costa, o Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, a Ministra da Coesão Territorial, Ana ...Notícias