Está de regresso a feira “Artes no Canal - Mercado de Fusão” que, em abril conta com duas edições, nos dias 12 e 19. Trata-se de uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Aveiro, com a parceria da Associação Comercial de Aveiro e A Barrica – Associação de Artesãos de Aveiro e que contará com a presença de dois convidados: Gerações Inéditas e o Marketcool.
A mostra decorre na Praça Joaquim Melo Freitas, na Rua Direita, na Praça Marquês de Pombal, na Rua Homem Christo Filho, no Cais do Côjo (dos dois lados da ria), no Cais da Fonte Nova e no Largo do Mercado Manuel Firmino.
Está previsto um vasto programa de animação para os dias em que se realiza a feira. Assim, no dia 12, haverá as atuações do Grupo de Bombos da Fanfarra da Costa do Valado, da Oficina de Música, do Grupo Folclórico de Esgueira, o Grupo Poético de Aveiro e o CETA também irão atuar, bem como a Escola Gímnica de Aveiro e da Academia Aveirogim.
De referir ainda as caricaturas de Artur Ferreiras, os Homens Estátua e os Homens Sombra dos alunos do Curso de Apoio Psicossocial da Escola Homem Cristo e as danças africanas do grupo da Associação Mon na Mon.
No sábado, dia 19, o grupo Funk na Quinta tem marcada uma arruada, às 10h00, na Praça Joaquim Melo Freitas. Do cartaz faz também parte a atuação do Grupo de Cantares da Associação Cultural Melodias de Aveiro, a performance de dança dos Mandjuandade e o workshop Dança Interativa, pela Companhia de Dança de Aveiro.
“Na minha Rua” é outra atividade prevista para o mês de abril, dinamizada pelo Museu da Cidade que, no dia 15, irá recriar Feira dos Moços, na Praça Joaquim Melo Freitas. A atividade está marcada para as 15h00.
Os Serviços Educativos do Museu da Cidade de Aveiro promovem no âmbito do projeto “A Minha Rua” a reinterpretação da Feira dos Moços.
A iniciativa é aberta ao público e gratuita, mas requer a inscrição prévia dos participantes até às 17h00 do dia 14 de abril, através do email: museucidade@cm-aveiro.pt.
A Feira dos Moços, uma prática ancestral realizava-se no primeiro domingo de abril, no centro da cidade (entre a Ponte de S. João, Ponte-Praça e Praça Joaquim Melo Freitas). Nesse domingo, os moços (aprendizes) oriundos na sua maioria da Murtosa, Ílhavo, Vagos, Calvão e Mira desciam a Aveiro para justar com os marnotos locais, a safra do sal.
A iniciativa “A Minha Rua” visa a difusão do património material e imaterial e da historiografia local.