A Assembleia Municipal de Aveiro promove no dia 22 de março, pelas 21.00 horas, na Sala do Plenário da sede da Assembleia Municipal de Aveiro, a quinta sessão do Ciclo de Conferências intitulado “Aveiro à Conversa”, subordinada ao tema “A (in)Sustentável leveza do ar e a saúde humana na região de Aveiro”.
Esta conferência, promovida em parceria com a Universidade de Aveiro, tem como orador Carlos Borrego, Professor Catedrático e diretor do Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro, e como moderador Manuel António Coimbra também da Universidade de Aveiro.
Este quinto debate pretende abordar o aspeto do ar como um recurso que deve ser gerido (muito pouco entendido como tal...), a influência que a zona urbana tem na qualidade do ar e vice-versa, as consequências do planeamento das cidades na poluição atmosférica, o tráfego, as avenidas, as zonas de lazer e os jardins e árvores como "pulmões" da cidade mas também com consequências, a sua influência na qualidade de vida e saúde dos cidadãos e das comunidades, entre outros.
Com uma abordagem ambiental e científica correspondendo aos objetivos do projeto “Aveiro à Conversa”, a iniciativa é aberta ao público, em particular à comunidade aveirense, que desde já é convidada a participar.
O projeto “Aveiro à Conversa”, da responsabilidade da Mesa da Assembleia Municipal de Aveiro, tem como objetivo dar a conhecer e divulgar junto dos cidadãos aveirenses trabalhos científicos e académicos desenvolvidos na Universidade de Aveiro, fomentando a aproximação entre esta prestigiada instituição universitária e a sociedade aveirense.
O ciclo de conferências “Aveiro à Conversa” promoverá e divulgará, publicamente, projetos e resultados da investigação realizada na instituição universitária aveirense, relacionados com temas regionais e com impacto sobre aspetos diversificados da vida económica, cultural e social de Aveiro e da sua região.
Para o Presidente da Assembleia Municipal de Aveiro, Miguel Capão Filipe, este projeto “pretende valorizar atividades paralelas a ocorrer no edifício sede do Parlamento de Aveiro numa clara postura cívica que promova Aveiro, o seu povo, o seu talento e empreendedorismo, e das suas Instituições de que é caso relevante a Universidade de Aveiro, que a todos orgulha”.