A Câmara Municipal de Aveiro informa que foram aceites, na primeira triagem, pelos membros do júri da Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro 73 obras da autoria de diferentes artistas.
O júri da Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro reuniu no passado dia 19 de abril e fez uma primeira triagem das 151 inscrições recebidas de 23 países diferentes, mais seis do que em 2011: África do Sul – 1; Alemanha – 3; Argentina - 2; Austrália – 1; Bélgica – 4; Brasil - 7; Bulgária – 2; Canadá – 2; China – 2; Eslovénia - 6; Espanha – 27; Estados Unidos da América – 5; Irlanda – 1; Israel – 1; Itália - 15; Japão - 2; Lituânia - 2; Noruega – 1; Polónia – 2; Portugal - 58; Reino Unido – 4; Sérvia – 1 e Ucrânia -2.
Das 244 obras apresentadas a concurso, o júri, nesta primeira fase, selecionou 73 obras. A próxima reunião será no dia 28 de junho, já perante os trabalhos a concurso que têm de ser remetidos para a Casa Municipal da Cultura até 14 de junho. Neste encontro, ficarão já definidas as obras que estarão expostas no Museu de Aveiro de 5 de outubro a 10 de novembro.
O júri desta edição é constituído por Paula Matos (Responsável pelo desenvolvimento dos Projetos Históricos e Especiais na Fábrica de Porcelana da Vista Alegre); Jorge Frade (Professor Catedrático no Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica da Universidade de Aveiro) e Francisco Laranjo (Diretor da Faculdade de Belas Artes do Porto).
Recorde-se que a Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro é um dos mais importantes concursos dedicados à cerâmica artística que se realiza em Portugal, sendo reconhecido internacionalmente como uma relevante mostra de novas técnicas e linguagens utilizadas na criação de cerâmica artística.
Este concurso atribui três prémios: 6.000,00 euros para o primeiro prémio; 4.000,00 euros, para o segundo; e 2.500,00 euros para o terceiro prémio. Para além destes prémios, o júri poderá atribuir Menções Honrosas até ao limite de seis. As obras premiadas, excluindo as Menções Honrosas, ficam a pertencer à Câmara Municipal de Aveiro.
A XI Bienal Internacional de Cerâmica Artística, a exemplo de anos anteriores, pretende contribuir, de forma efetiva, para o desenvolvimento sociocultural e estimular a experimentação e a criatividade; procura ser um espaço aberto ao diálogo, à divulgação e ao confronto de tendências e de contacto com os conceitos atuais de cerâmica artística; tem ainda como objetivo essencial divulgar os caminhos mais significativos da cerâmica artística contemporânea que se faz pelos cinco continentes; mostrar a diversidade formal e a renovação estética que se vem processando, bem como as capacidades dos novos materiais e técnicas postas ao serviço da arte.