Caros(as) Munícipes
Depois do Executivo Municipal ter aprovado no dia 31 de outubro as Grandes Opções do Plano e o Orçamento da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) para o ano 2015, viveremos no mês de novembro o seu debate e aprovação na Assembleia Municipal, ficando formalizado o importante documento de gestão para o importante ano de 2015, em que estaremos a executar e a finalizar a operação de reorganização da CMA e do seu Universo de Entidades Municipais (com a extinção de todas as Empresas Municipais), assim como a executar a principal componente da complexa operação de reestruturação financeira, dando à CMA a credibilidade, a capacidade de trabalho, a autonomia e a qualidade de gestão que tem que ter e que há muito tempo perdeu.
A aposta é que a CMA alcance a excelência que o Município de Aveiro tem em muitos aspetos (Gente, Empresas, Associações, Universidade,…), com a máxima brevidade, e por isso continuaremos a dar o máximo na sua gestão, convidando todos a serem obreiros dessa obra especial que é de Todos e para Todos.
Este é também o tempo de o convidar a conhecer e a acompanhar as muitas obras que temos no terreno, em execução por todo o Município, dando aqui nota das principais. Como nota prévia, é relevante dar conta que este grande número de obras é possível hoje estar em curso porque nestes últimos doze meses se resolveram múltiplos problemas, como dívidas e conflitos com Empreiteiros e Outras Entidades, suspensão de financiamentos dos Fundos Comunitários por falta de execução, falta de vistos do Tribunal de Contas, processos de adjudicação lentos, obras impedidas de iniciar por indisponibilidade de terrenos, incumprimento da Lei dos Compromissos, entre outros.
Em São Jacinto, o Centro de Alto Rendimento de Surf, o novo Cais dos Pescadores, a qualificação urbana da frente-Ria (obra Polis da Ria de Aveiro / CMA) e o prolongamento do passadiço da praia (obra APAmbiente).
Ainda nas frentes ribeirinhas, o Polis da Ria de Aveiro (em parceria com a CMA) está a executar a requalificação do Parque de Requeixo, do Parque do Carregal e do Cais da Ribeira de Esgueira, e a CI Região de Aveiro está a executar o fecho dos rombos nas margens do Rio Vouga em Eixo e em Cacia.
Na área da Saúde, destacam-se as importantes e há muito esperadas obras das Unidades de Saúde Familiar de Esgueira e de Cacia.
Na área da Educação está em plena execução a obra de ampliação e qualificação da Escola Básica de 1º Ciclo da Vera Cruz, assim como a obra de ampliação e qualificação da Escola Secundária Mário Sacramento (obra da Parque Escolar / Ministério da Educação).
No (ainda denominado) Parque da Sustentabilidade estão em curso várias obras de qualificação ambiental e iluminação pública, nomeadamente a construção de um jardim na área do antigo Horto Municipal (à frente das Capelas de São Francisco e Santo António), a reabilitação do antigo depósito de água do Parque Infante D. Pedro, o reforço da iluminação pública na Baixa de Santo António, a construção de uma rede de água de consumo no Parque Infante D. Pedro e a limpeza da sua lagoa, a construção de duas estações de decantação e arejamento da água das lagoas para melhoria da sua qualidade, a qualificação do Parque dos Amores. Neste mês terá o seu início a obra da passagem pedonal do Túnel da Dubadoira, melhorando a ligação do passeio marginal do Canal Central e do Canal do Paraíso.
O velho passivo institucional, financeiro e ambiental da obra parada do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA), é agora uma obra em plena execução, preparando-se para ser um elemento importante de dinamização de toda a sua área envolvente, promovendo os notáveis valores da Ria de Aveiro.
Na qualificação das vias, além das 400 toneladas de massas betuminosas que foram utilizadas na rede viária para a sua qualificação (tapar buracos) neste primeiro ano de mandato, este mês vive a execução do reperfilamento e pavimentação da Avenida Artur Ravara, a reconstrução da Rua do Crasto, a repavimentação da Rua de Santa Maria da Feira (no Bairro de Santiago) e a pavimentação dos arruamentos envolventes ao Jardim Central de Cacia, assim como lançaremos o primeiro grande concurso para realizar repavimentações num conjunto de más estradas que temos por todo o Município. Perspetiva-se também a retoma da obra de qualificação da Rua Direita da Costa do Valado (na Oliveirinha), assim como da obra da ligação da EN235 à Estação de Tratamento Mecânico-Biológico de Eirol (obras da ERSUC).
Preparando a sua entrega pela CMA à Junta de Freguesia de Esgueira (a partir de 1 de janeiro de 2015), está a ser ultimada uma obra de qualificação do Cemitério de Esgueira, o único do Município com gestão da CMA, integrando esta operação a retirada do Horto Municipal aí localizado, cujas novas instalações estão a ser preparadas nos novos Armazéns Gerais na Taboeira (nas antigas instalações do aterro sanitário da ERSUC).
E lembro a utilização da nova “agenda Aveiro” respeitante a novembro 2014, na sua segunda edição, com muitas informações e convites para si, e que pode conhecer em www.cm-aveiro.pt: divulgue e participe.
Bom Mês, Bom Trabalho, Tudo de Bom.
Um Abraço,
José Ribau Esteves, eng.
Presidente da Câmara Municipal de Aveiro