Caros(as) Munícipes
Na receção à Primavera que o mês de março nos traz, esperamos receber mais Sol para que possamos ter essa ajuda para despertar mais sorrisos e mais beleza, e para que tenhamos condições para iniciar intervenções de qualificação de vias e edifícios que agravaram as suas condições, que em muitos casos já não eram boas, com o impiedoso Inverno que vivemos neste ano de 2014.
Num tempo em que a Europa e o Mundo vivem a gerir novas tensões e conflitos, como os da Ucrânia e da Venezuela, em Portugal é tempo de ultimar a capacitação da administração do Estado e do País de forma completamente autónoma embora cumprindo regras estáveis de boa gestão, e em Aveiro é tempo de fazer os preparativos para a implementação da nova Estrutura Orgânica da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e de ultimar o processo de auditoria e desenho da reforma que tem nestes meses de março e de abril, momentos de capital importância.
Com todo o trabalho de reestruturação financeira em pleno desenvolvimento, esperando que seja neste mês de março que o Governo apresente a sua proposta de Lei do “Fundo de Apoio Municipal”, instrumento que, em princípio, será fundamental para cumprir esse objetivo, iniciámos já com os Municípios da Região de Aveiro (no âmbito da Comunidade Intermunicipal), com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro e com o Governo, a definição com pormenor dos projetos que queremos executar com o apoio dos Fundos Comunitários do “Portugal 2020”, nomeadamente com a utilização do novo instrumento denominado “ITI / Iniciativa Territorial Integrada”. Projetos como a fase dois do Polis da Ria de Aveiro, o Baixo Vouga Lagunar e o Corredor Rodo-Ferroviário Aveiro-Águeda, são apostas com prioridade neste âmbito.
Em março entregamos um Abraço muito especial a D. António Francisco dos Santos, Bispo de Aveiro, de agradecimento pelo trabalho solidário de crescimento das terras Aveirenses, e de estímulo para que o seu novo desafio seja uma missão com sucesso, como Bispo do Porto. Aveiro ganhou mais um Cidadão de excelência, que ajudou a capacitar para novas tarefas noutras terras.
E em terras de Lisboa, estaremos com a Turismo do Centro de Portugal e com a CI Região de Aveiro, a promover as muitas coisas boas das terras da Ria de Aveiro, na Bolsa de Turismo de 12 a 16, com destaque para a tarde do dia 13: apareça.
Bom Mês, Bom Trabalho, Tudo de Bom.
Um Abraço,
José Ribau Esteves, eng.
Presidente da Câmara Municipal de Aveiro