O Executivo Municipal deliberou aprovar a abertura de um novo procedimento por concurso público para a requalificação do Museu de Aveiro / Santa Joana, pelo valor base de 5.618.000€ e um prazo de execução de 540 dias.
O procedimento anteriormente aberto não teve seguimento, uma vez que a única proposta apresentada, não cumpria os preceitos legais para ser considerada válida. Neste sentido, a CMA solicitou ao projetista uma nova revisão dos custos da intervenção.
No quadro da boa gestão do Museu de Aveiro / Santa Joana – que a CMA assumiu através de transferência de competências em 2015 e de forma definitiva a partir de 2022 – e após os devidos estudos técnicos e elaboração de projeto, ficou patente a premência desta intervenção, já que o plano inicial de obras levado a cabo entre 2006 e 2008, por parte da Direção Regional de Cultura do Centro, só concluiu a primeira fase.
A empreitada vai ocorrer na qualificação da Zona Histórica, da Igreja e do Antigo Claustro, incidindo muito em especial na correção de múltiplas patologias já identificadas desde a última intervenção, há 16 anos, nomeadamente de entrada de água / humidade pelas coberturas e paredes, melhorando de forma muito relevante as condições de eficiência energética do edifício.
A intervenção assenta no princípio de intrusão mínima, mas necessária, por forma a que não seja posta em causa a integridade do património edificado e criando condições de base para posteriores intervenções, nomeadamente de restauro da talha dourada da Igreja de Jesus.
Notícias relacionadas
-
07 Mai
Presidente da CMA na Glória e Vera Cruz
O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), Ribau Esteves, esteve na tarde de sexta-feira, 3 de maio, na Glória e Vera ...Municipio | Comunicação | Obras MunicipaisNotícias -
20 Set
Exposição Taças Tesouro da Academia Internacional de Cerâmica
A Academia Internacional Cerâmica (AIC) tem patente na ESTAÇÃO (o antigo edifício da estação de comboios da CP), a exposição ...Notícias