
A artista aveirense Carla Daniela Martins Costeira [n. 1996] foi selecionada para participar na residência artística do projeto CreArt 3.0 na Fundazione Bevilacqua La Masa, em Veneza, Itália, que decorrerá entre 8 de setembro e 10 de outubro de 2025. Durante a residência, irá partilhar a experiência criativa com Clara Herreno Sanz, de Valladolid, Espanha.
Proveniente de Canelas, Estarreja, Carla Costeira é licenciada em Música – Saxofone pela Universidade de Aveiro e possui Mestrado em Ensino da Música, também pela Universidade de Aveiro. Tem, ainda, Mestrado em Música Clássica – Saxofone pelo Hanzehogeschool Prins Claus Conservatorium, em Groningen, Países Baixos.
“Sou uma artista e saxofonista. Aprecio relacionar a música com as artes visuais e ajudar os outros a desenvolver a sua criatividade através de diferentes formas de arte – sempre num ambiente seguro, encorajador e sem julgamentos”, afirma Carla.
O seu percurso artístico inclui a criação de composições e apresentações em diversos países, com forte enfoque na interseção entre música e outras áreas artísticas, privilegiando o trabalho colaborativo. Entre os projetos mais relevantes estão a obra Chained Reflections [Within Reflections], co-criada com o compositor Rodrigo Pascale e o artista visual João Pedro Polo (2024), e a participação no projeto Kiribati, com performance realizada em Kamp Westerbork, nos Países Baixos, por ocasião do Dia da Memória do Holocausto (2023). Trabalhou ainda em parceria com Gerson Batista, outro artista CreArt Aveiro, já selecionado para residência artística em 2024, em Valladolid.
O projeto que desenvolverá em Veneza intitula-se Composing Watercolour: Listening to the Climate e propõe um diálogo interdisciplinar entre som, cor e a subida das águas. A proposta explora questões climáticas, nomeadamente o aumento do nível das águas, que representa um elemento vital para a vida, mas também um potencial agente de destruição e fragilidade dos territórios, com ligações a Veneza, aos Países Baixos, Aveiro e Kiribati.
A proposta combina a criação de aguarelas — metáforas do caráter fluído, efémero e incontrolável da água — com composições em saxofone. O projeto será partilhado com o público através de workshops, convidando os participantes a traduzir em aguarelas as notas que emergem do saxofone, tornando a obra num processo participativo e de envolvimento ativo.
Carla Costeira junta-se a outros artistas de Aveiro selecionados para atividades do projeto CreArt 3.0 promovidas por parceiros europeus. As residências artísticas constituem uma das ações nucleares do programa, proporcionando mobilidade a nível europeu e oportunidades privilegiadas para criação artística em ambiente de intercâmbio com outros artistas.
O projeto CreArt 3.0, do qual Aveiro é parceiro, reúne 14 entidades de 13 países europeus, com vigência entre 2024 e 2026, no âmbito do programa Europa Criativa. Entre os objetivos do projeto está proporcionar aos artistas da Região de Aveiro oportunidades de desenvolvimento criativo, formação e afirmação no universo artístico, ao mesmo tempo que promove sinergias com artistas estrangeiros e fortalece as dinâmicas culturais locais.
Notícias relacionadas
-
22 Maio 2025
Seminário Local CreArt decorre a 4 de junho no Atlas Aveiro
A Câmara Municipal de Aveiro promove, no próximo dia 4 de junho (quarta-feira), entre as 10h00 e as 17h30, no Atlas Aveiro, o ...Notícias -
11 Julho 2025
Rede Culture Next – participação no quadriénio 2025-2028
O Executivo Municipal deliberou aprovar o Acordo de Participação da Cidade de Aveiro como membro da rede Culture Next entre ...Notícias