
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) irá assinalar o Dia dos Mártires da Liberdade na próxima sexta-feira, 16 de maio, com um programa evocativo que tem início pelas 18h00, na Praça Joaquim Melo Freitas.
A cerimónia inclui a habitual Evocação aos Mártires da Liberdade, com a deposição de uma coroa de flores junto ao Obelisco da Liberdade, monumento erguido por iniciativa do Clube dos Galitos, em 1909, em homenagem aos heróis aveirenses que lutaram pela causa liberal.
Logo após a homenagem, terá lugar uma visita guiada à exposição “1828 – A Revolução Liberal e os Mártires da Liberdade”, patente na mesma praça. A mostra apresenta, em formato de narrativa gráfica, os acontecimentos marcantes da Revolução Liberal de 1828, iniciada em Aveiro, há 197 anos.
A exposição relembra o confronto entre absolutistas e liberais, destacando o papel da cidade de Aveiro e de figuras como o Desembargador Joaquim José de Queirós, e os acontecimentos do 16 de maio de 1828, que incluíram a tomada da Casa da Câmara e o apoio do Batalhão de Caçadores 10 à causa liberal.
A iniciativa relembra ainda o fracasso da revolução e a execução dos seus mentores, conhecidos como os Mártires da Liberdade: Francisco Manuel Gravito da Veiga e Lima, Francisco Silvério de Carvalho Magalhães Serrão, Clemente da Silva Melo Soares de Freitas, Manuel Luís Nogueira, Clemente Morais Sarmento e João Ferreira.
Homens que pagaram com a vida a defesa dos seus ideais liberais e que permanecem na memória coletiva como símbolos da luta pela liberdade.