O Executivo Municipal deliberou aprovar a nova proposta de reorganização do Estacionamento Tarifado da Cidade de Aveiro para 2016 (dando continuidade à implementação do plano de estacionamento iniciado em janeiro de 2015), que inclui as condições de atribuição do cartão do distintivo especial “cartão de residente”, “cartão residente avençado”, “cartão morador”, “cartão avençado” e cujas principais alterações se apresentam de seguida:
• Novo parque de longa duração PLD4, desanexando à Zona A4 a R. Cais do Paraíso.
• Iniciar o processo de transformação dos arruamentos parconizados B´s em zonas de estacionamento como as zonas A, Como não existem condições para um fecho da rede de todas essas zonas já em 2016, procederemos ao fecho da zona B1 e parte da B2.
• Desanexar o Alboi da zona A4 para uma zona B, criando duas novas zonas B:
o A zona B5 que engloba a zona do Alboi desafetada à zona A4, incluindo o resto do bairro do Alboi (Rua Bento Magalhães, Cais dos Santos Mártires e R. dos Santos Mártires) e anexando o Bairro da Gulbenkian a partir do momento em que este esteja intervencionado.
o A zona B6 é a zona envolvente às Piscinas do Sporting e da Escola de Ensino Básico da Vera Cruz.
• Permitir que o cartão de avençado utilize todos os lugares de estacionamento sob gestão da entidade gestora (Zonas A, B, PLD e Parque Manuel Firmino)
• Alteração (redução) e mais diversidade de oferta:
o Zonas B: 0,40€ /hora com a opção de tarifa diária de 2,00€
o Parque de Longa duração: 1€ para todo o dia e 0,50€ a partir das 17h
o Mercado Manuel Firmino:
? Avença mensal: 55€ [nesta data existem dois tipos de avença: uma avença mensal de 75€ e outra de 49,90€ das 7h00 às 15h00)
? 0,70€ /hora (é 0,75€ atualmente)
? Bilhete diário de 3€
? Primeira ½ hora grátis; caso ultrapasse paga a totalidade do tempo de estacionamento.
Em 2015 a redução do número de zonas parconizadas, alargando o seu perímetro permitiu a toda a população melhores opções e uma maior oferta de lugares disponíveis dentro da mesma zona, resultando ainda numa melhor e mais eficaz fiscalização. A redução de lugares de tarifa máxima implementada durante 2015 foi, claramente, uma aposta ganha, complementada pela criação dos novos parques de longa duração, de uma zona de tarifário mais económico e de novos locais para estacionamento em zonas periféricas, demonstrando a alteração de comportamento dos automobilistas relativamente à sua opção para deslocações de pequenas distâncias.
A CMA vai promover uma campanha de informação sobre esta matéria, propiciando a oportunidades para os residentes e utilizadores da Cidade possam fazer com a mais elevada qualidade a utilização de locais de estacionamento automóvel pago ou livre, consoante a sua relação com o centro e a necessidade de rotação da utilização.
O Município de Aveiro assume a Mobilidade como uma das áreas prioritárias da sua atuação, competindo à CMA o ordenamento e gestão do espaço público, organização do trânsito na qual a reorganização do estacionamento assume importância estratégica fundamental.