Em outubro estreamos “Vagabundo - Canções pela estrada fora”, um novo evento nacional, que neste primeiro ano privilegia as sonoridades folk / rock com três resistentes de peso como cabeças de cartaz: Josephine Foster, Mark Kozelek e Howe Gelb. Aos norte-americanos, juntam-se Mazgani, JP Simões e Emmy Curl em defesa da indie folk nacional. Esta primeira edição vai decorrer, entre 10 e 12 de outubro, com itinerância pelo Teatro Aveirense em Aveiro, Teatro Virgínia em Torres Novas e Teatro Cine em Torres Vedras.
O repertório da música clássica é nos trazido em Outubro pelo Teatro Nacional de S. Carlos que nos apresenta “Candide” Leonard Bernstein, uma ópera em versão concerto, com Maria João Alves e Mário Redondo nos papéis principais.
“A Elegante Melancolia do Crepúsculo”, com encenação de Luísa Pinto, e “Terceira Idade”, do Teatro de Praga, são as nossas propostas de Teatro para Outubro. O primeiro espetáculo interpela (e transpõe) as fronteiras entre o teatro e o cinema, baseia-se no tríptico Luzes da cidade (1931), O grande ditador (1940) e Luzes da ribalta (1952), de Charles Chaplin, e marca o 10.º Aniversário da Reabertura do Teatro Aveirense e 101.º ano da primeira exibição cinematográfica em Aveiro.
“Terceira Idade” é um exercício diferente onde “O ponto de partida é: o texto não é ponto de partida. O texto é o texto. Aliás, uma comédia. E teatro é o teatro”. Este espetáculo é ainda complementado com a realização de um Workshop orientado pelo autor do texto, José Maria Viera Mendes.
Em outubro festejamos a data do décimo Aniversário da reabertura do Teatro Aveirense, no espaço do Salão Nobre e Bar com a atuação dos OliveTreeDance, uma proposta inserida no 17.º OuTonalidades.
"Deixem o Pimba em Paz” é o apelo de Bruno Nogueira e Manuela Azevedo, num espéctáculo onde Bruno Nogueira, desde sempre fascinado por este universo, se propõe a dar outra vida a essas canções, juntando Manuela Azevedo, vocalista dos Clã, e outros músicos que fizeram arranjos de jazz e pop onde eles eram pouco prováveis.
A programação de Serviço Educativo trará “Galo Gordo - Este Dia Vale a Pena”, de Inês Pupo e Gonçalo Pratas, um espetáculo onde crianças e famílias poderão assistir a um concerto ao vivo, em que serão apresentadas as canções do livro infanto-juvenil homónimo.
A “prata da casa” volta a brilhar no projecto Melodias de Aveiro que trarão ao palco do Aveirense a Banda Amizade, Magna Tuna Cartola (UA), Banda Velha União Sanjoanense, Grupo Etnográfico e Cénico das Barrocas, Coral Polifónico de Aveiro, Banda de Gaitas São Bernardo – AMCSB, Tuna de Santa Joana (Coro), Grupo Cultural Glória de Aveiro, Banda Recreativa Eixense, São Bernardo a Cantar, Tuna Universitária (UA).
O cinema volta à grande tela do Aveirense, desta vez com os filmes “Miragem” e “O Circo”, do realizador Svetozar Ristovski, “Ferrugem e Osso” e “Babylove” de Jacques Audiard e de Miguel Estima respectivamente, “Riscado” e “A Parideira” de Gustavo Pizzi e José Miguel Moreira, e ainda “A Caça” de Manuel de Oliveira.
Mais uma vez, é caso para dizer: a Cultura apetece em Aveiro!