
O Executivo Municipal deliberou tomar conhecimento do relatório de análise do ponto de situação dos vários projetos integrados no “Parque da Sustentabilidade” (PdS), sistematizando de forma rigorosa o ponto de situação de cada um dos projetos que integram o PdS, referenciando as lacunas existentes, taxas de execução física e financeira (em especial ao nível das verbas do POR Centro), assegurando o cumprimento dos objetivos e dos compromissos, assim como implementando em tempo útil as devidas e necessárias correções manifestamente possíveis.
O presente relatório assume em primeira instância o aproveitamento das boas capacidades do PdS e dos seus bons objetivos, perspetivando a optimização de recurso do financiamento do POR Centro, com intervenções de resolução dos passivos ambientais com obras de qualificação ambiental e com o aumento da iluminação pública visando a melhoria das condições de segurança passiva dos Cidadãos utilizadores.
Desde logo foram identificadas duas áreas de atuação estratégica e imediata no âmbito da promoção da qualificação ambiental e da melhoria da atratividade e da segurança em todo o Parque.
Será desenvolvido o tratamento e limpeza da linha de água do Parque, procedendo à requalificação da rede de drenagem e abastecimento de águas do Parque Infante D. Pedro, assim como garantindo a remoção do passivo ambiental adjacente ao Parque, na zona dos antigos armazéns gerais da Câmara, numa área central da cidade e próximo de equipamentos de grande afluência.
No que respeita à melhoria da atratividade e da segurança em todo o Parque, estão previstas intervenções de requalificação e reforço da iluminação do Parque, e de revisão da funcionalidade de alguns equipamentos existentes.
Todas as medidas de gestão permanente que estão a ser definidas, visam também a implementação de práticas regulares que garantam o bom cuidado de todos os edifícios e equipamentos, assim como dos espaços verdes, linhas de água e lagos, num processo que a CMA liderará e que terá de envolver os seus Parceiros, as Associações e os Cidadãos.
Com a finalização da intervenção teremos também um processo de reformulação do nome e da imagem do Parque da Sustentabilidade, com campanhas de mobilização dos Cidadãos para a sua fruição com a devida intensidade e sustentabilidade.