
Em linha com a aposta do Município de Aveiro em promover o Empreendedorismo e a criação de emprego, decorreu durante a tarde do dia 24 de janeiro uma sessão de esclarecimentos para apresentação da 4.ª edição do Laboratório de Empreendedorismo – LabE Aveiro Region. Tratou-se de uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Aveiro em colaboração com a Universidade de Aveiro.
Para a vereadora com o Pelouro do Empreendedorismo, Raquel Castro Madureira, estas inicitivas servem, acima de tudo, para "fomentar o empreendismo, fornecer os conhecimentos e as ferramentas necessárias para que se possa transformar uma ideia num negócio real".
No entender da Vereadora, a aposta no empreendedorismo é uma das formas de "dar a volta à crise através da iniciativa privada, valorizando-se a cidadania e levando o espírito empreendedor aveirense mais longe", acrescentou.
Esta ação está inserida no projeto PAVEI – Plataforma para Apoio e Valorização do Empreendedorismo e da Inovação, cofinanciado pelo Programa MaisCentro – Programa Operacional da Região Centro, integrado no quadro RUCI (Rede Urbana para a Competitividade e Inovação) liderada pela CI Região de Aveiro, que tem como intuito a promoção e dinamização do empreendedorismo e o apoio à pré-incubação das ideias de negócio, num pressuposto de máxima rentabilização dos recursos, com o menor esforço financeiro nas ações desenvolvidas evitando a duplicação de custos.
Com esta sessão ficou concluída a primeira fase do LabE Aveiro Region que pretende divulgar, junto dos Municípios da Região de Aveiro, a 4.ª edição do Laboratório de Empreendedorismo – LabE Aveiro Region. Dinamizada pela Universidade de Aveiro, esta iniciativa visa capacitar potenciais empreendedores, facultando-lhes competências que lhes permitam desenvolver a sua própria ideia de negócio.
A próxima fase deste projeto começa a 30 janeiro e prolonga-se até 13 fevereiro, período no qual serão realizados cinco workshops temáticos, nos municípios de Ílhavo, Sever do Vouga, Estarreja, Anadia e Águeda. Nestes workshops estarão presentes empresários da regiãopara partilhar com os participantes o seu testemunho e experiência.
Segue-se a angariação de ideias de negócio, até 23 de fevereiro e nesta altura, potenciais empreendedores podem-se candidatar individualmente ou em equipa, com a sua ideia de negócio.
Com início a 5 de março, a quarta etapa contempla a realização de cinco ações de capacitação em áreas como o plano de negócio, análise económico-financeira, marketing e estratégia, propriedade intelectual e comunicação, que irão possibilitar aos formandos aplicar os conhecimentos adquiridos no desenvolvimento do seu plano de negócios. Nesta fase, os empreendedores contarão com o apoio de mentores (especialistas externos), o que irá resultar na elaboração do Plano de Negócios e da Proposta de Investimento, sendo que os resultados desta ação serão apresentados numa sessão pública, a realizar no dia 23 de abril.
Por fim, a quinta fase corresponde à avaliação das candidaturas apresentadas ao concurso de ideias da Universidade de Aveiro, Empreende +, e irá premiar projetos nas tipologias Inovação Regional, Inovação Social, Inovação Tecnológica e Inovação Criativa. Os empreendedores poderão submeter a ideia de negócio até ao dia 4 de junho.
Para mais informação: http://www.aveiro-empreendedor.pt/labe-aveiro-region/