A cidade de Aveiro recebeu a conferência de imprensa de apresentação da 10ª edição do projeto Futebol de Rua, organizado pela Associação CAIS em parceria com a Câmara Municipal de Aveiro, e do lançamento da iniciativa “Move-te, faz acontecer”, uma iniciativa do Projeto Futebol de Rua em parceria com Plano Nacional para a Ética e para o Desporto e o Programa Juventude em Acção.
A partir de 19 de junho e durante quatro dias, o Jardim dos Galitos, em Aveiro, será palco de mais uma grande Final da Competição Nacional de Futebol de Rua, que este ano conta com o ex-futebolista João Vieira Pinto como Embaixador deste projeto de futebol inclusivo e que fez questão de estar presente nesta ocasião.
Com um total de 160 jogadores em campo, as dezoito equipas apuradas nos torneios regionais e distritais irão competir em representação das regiões autónomas dos Açores e Madeira e dos distritos de Faro, Beja, Évora, Setúbal, Portalegre, Lisboa, Santarém, Coimbra, Porto, Aveiro, Viana do Castelo, Braga, Bragança, Castelo Branco, Viseu e Leiria. Desta final farão ainda parte uma equipa composta pelos utentes do centro CAIS de Lisboa e outra em representação de Inglaterra (Homeless Football Association).
Gonçalo Santos, atual coordenador do projeto da Associação CAIS, afirma sobre o mesmo «O projecto Futebol de Rua celebra, em 2013, a sua 10ª edição. Uma data especial que é marcada pelo crescimento sustentável do projecto ao longo dos anos e também pelo lançamento de novas iniciativas. O Torneio Nacional de Futebol de Rua, a iniciativa mais visível, tem a sua maior adesão em 2013, tanto em número de participantes, como instituições e distritos. A final nacional, momento de maior destaque, será também aquela que terá maior aderência ao longo dos anos, contando com a participação de 16 distritos, 2 Regiões autónomas, uma equipa do centro cais Lisboa e a participação especial da comitiva inglesa. A final nacional marca ainda o lançamento da iniciativa “Move-te, faz acontecer”, que pretende o desenvolvimento de valores, competências pessoais e sociais nos participantes e que juntamente com o torneio nacional de futebol de rua fortalece a nossa missão em utilizar o desporto para a promoção da inclusão social.»
No propósito do regresso da Final Nacional do Futebol de Rua à cidade de Aveiro, Carlos Silva Santos, vice-presidente da Câmara Municipal de Aveiro, testemunha que «é com muito orgulho e satisfação que somos parceiros da Associação CAIS na realização de tão importante torneio. Quero destacar a relevância do Futebol de Rua em Aveiro». Recorda ainda que «desde 2011 que a equipa Bairro de Santiago – Florinhas do Vouga é campeã nacional. Também o treinador desta equipa, Bruno Seco, foi nomeado selecionador nacional em 2011, cargo que manteve em 2012. No ano passado, dois atletas da equipa aveirense fizeram parte da Seleção Nacional que obteve o 5.º lugar, a melhor seleção da Europa presente no Campeonato do Mundo de Futebol de Rua. Por este motivos estamos todos de parabéns e por isso abraçamos com muito agrado estas iniciativas», conclui.
Na conferência de imprensa estiveram ainda presentes José Cardoso, Diretor Regional do Instituto Português de Desporto e Juventude, José Lima, Coordenador Nacional do Plano Nacional de Ética no Desporto, José Gonçalo Regalado, Diretor da Agência Nacional Programa Juventude em Acção, José Gomes, Presidente da Associação Portuguesa de Árbitros Portugueses de Futebol, Padre João Gonçalves, Presidente do Florinhas do Vouga e Paula Portugal, Public Relations Manager da Sociedade Central Cervejas.
Entre os participantes desta edição do Futebol de Rua, serão, posteriormente, escolhidos os oito jogadores que irão representar Portugal no Torneio Mundial de Futebol de Rua - Homeless World Cup Foundation, a realizar-se este ano na Cidade de Poznan, na Polónia, de 9 a 19 de agosto.
A 10ª edição do Torneio Nacional de Futebol de Rua conta com o apoio do ‘Football For Hope’, um programa da FIFA e do Instituto Português do Desporto e da Juventude. Este ano, o Projeto faz ainda parte da Iniciativa “Move-te, Faz Acontecer”, promovida pela Associação CAIS, o Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED) e o Programa Juventude em Ação, com o objetivo de desenvolver competências ao nível dos valores e da ética, nomeadamente através do Futebol de Rua.