Até 30 de junho decorre em Aveiro o Festival da Lusofonia. Todos os dias da semana estão reservados para atividades temáticas: segundas-feiras, literatura, às terças, cinema, às quartas, dança, às quintas música e às sextas- gastronomia.
O Festival abarca uma série de eventos temáticos de moda, gastronomia, literatura, cinema, música e dança. É um evento pioneiro na comunidade lusófona e tem como objetivo principal reforçar os laços entre luso-falantes, enquanto plano de defesa, preservação, ensino e divulgação da língua portuguesa e todas as suas variantes.
Este Festival é organizado pela Associação IUNA – Implementar Uma Nova Atitude Social com o apoio da Câmara Municipal de Aveiro.
Às segundas-feiras terá lugar a Rota Literária Lusófona, sempre às 17.30 horas no Departamento de Línguas e Cultura da Universidade de Aveiro. O Instituto Internacional de Macau, a Fundação Circulo de Leitores e o Prémio Portugal Telecom Literatura Portuguesa são parceiros desta ação. Macau será o tema principal. Além da vertente literária, esta Rota vai incluir também debates com figuras públicas.
Às terças-feiras será apresentada a Mostra de Cinema e Cidadania Lusófona, pelas 21.30 horas no Performas (antigo teatro avenida). O Instituto de Cinema e do Audiovisual, a Cinemateca Portuguesa, a Fundação Luso-Brasileira para o Desenvolvimento da Língua Portuguesa e a Universidade Lusófona são os parceiros deste evento. Dentro da programação escolhida, pretende-se celebrar o ano de 2012 como o ano de Portugal-Brasil, projeto instituído pelos governos dos dois países, que procura realçar a sua união histórica.
As quartas-feiras estão reservadas para a dança: Festidanças, às 21.30 horas no Pequeno Auditório do Centro Cultural e de Congressos de Aveiro. Formadores na área das danças tradicionais de cada país vão proporcionar workshops de dança a potenciais interessados. O Festidanças promove a música e danças populares enquanto meios privilegiados de aprendizagem e intercâmbio entre gerações, saberes e culturas.
No restaurante Olá-Ria será feito o roteiro da Gastronomia Lusófona pelas 20.00 horas. O encontro propõe a reunião de “chefs” profissionais, que vão orientar um conjunto de workshops, onde procuram demonstrar e partilhar saberes, dicas e segredos, da arte da cozinha lusófona. Workshops sobre a cozinha da Guiné-Bissau, Brasil, Cabo Verde e Macau.
No dia 6 de junho, das 10.00 às 12.30 horas e das 14.00 às 18.30 horas vai realizar-se o workshop e captação de modelos para desfile no Centro Cultural e de Congressps de Aveiro.