Assumidas pela Câmara Municipal de Aveiro como um dos principais momentos festivos do Município de Aveiro, tendo-lhe inclusivamente reconhecido o caráter de festa de interesse municipal, as Festas de São Gonçalinho constituem um momento de elevado valor religioso, social e cultural, desde logo pela peculiaridade dos rituais praticados (como são exemplo o lançamento das cavacas ou a passagem do ramo), potenciando a identidade dos cidadãos Aveirenses na dinamização e participação ativa num momento singular, num dos bairros mais típicos da Cidade.
Apostando no reforço da parceria institucional a Câmara Municipal de Aveiro renova, na edição 2016 das Festas de São Gonçalinho, a cooperação com a Mordomia de São Gonçalinho, tendo a CMA angariado alguns patrocinadores, entregue pela primeira vez a cobrança da venda ambulante da Festa à Mordomia e isentado de taxas de licenciamento a respetiva Festa, com uma relevante dimensão financeira e atendendo também à cooperação entre ambas as entidades na organização da Festa de Passagem do Ano.
Dadas as condições climatéricas adversas previstas para o dia da Festa, e por solicitação da mordomia, a CMA autorizou a título excecional a instalação de uma tenda de 20x40 metros à frente do palco dos espetáculos, estando garantidas todas as condições de segurança e acessibilidade de emergência e cargas e descargas, sendo inevitável a gestão de condicionalismos à circulação franca de viaturas automóveis.
As Festas de São Gonçalinho inserem-se no programa alargado da iniciativa “Boas Festas em Aveiro”, contando com um programa diversificado de 07 a 11 de janeiro, do qual se destacam os quatro concertos noturnos (dia 8 - Expensive Soul; dia 9 - Ana Moura; dia 10 - Jorge Palma com Orquestra Sinfónica; e dia 11 - Quim Barreiros) terminando todas as noites com um espetáculo de fogo-de-artifício.
A Câmara Municipal de Aveiro e a Mordomia de São Gonçalinho lançam uma nova edição do “Papa Cavacas” com o título “Papa Cavacas – Procura Namorada Pelo Bairro da Beira-Mar”. Destinado ao público infantil, o livro será apresentado no Largo da Igreja de São Gonçalinho nos dias 8 e 11 de janeiro pelas 10.30 horas. Esta atividade insere-se no Serviço Educativo dedicado à Infância do Programa das Festas do presente ano.
A biblioteca pretende envolver a comunidade (leitores e não leitores) a participar na realização de uma exposição de ramos alusivos à festa de S. Gonçalinho executados com materiais que de alguma forma estejam ligados ao livro. O material entregue ficará exposto na Biblioteca Municipal de 11 a 31 de janeiro das 14.00 às 17.00 horas. “Com livros, cavacas e ramos, ao São Gonçalinho vamos!!” é o nome da exposição.
Na edição deste ano importa também destacar a iniciativa “Aveiro, sabores com tradição – mostra gastronómica” que decorre até ao próximo dia 12 de janeiro, envolvendo também os restaurantes de Aveiro nas Festas de São Gonçalinho.