
A XII Bienal Internacional de Cerâmica de Aveiro conta com várias atividades que convidam à participação do público. Com o período de inscrições a decorrer está a oficina de “Presépios de Natal – Pintura em Cerâmica”, aberto a crianças a partir dos 4 anos. A oficina está agendada para sábado, 14 de novembro, no Museu Santa Joana. As pinturas das figuras do presépio podem ser feitas em duas sessões com a duração de 1 hora cada, a primeira inicia-se às 10h00 e a segunda às 11h00. A iniciativa da Funceramics recebe inscrições pelo correio eletrónico geral@funceramics.com
O Atelier Pássaro de Seda propõe o workshop de iniciação à cerâmica “Vamos sujar as mãos de barro”. A oficina tem dois momentos, no primeiro dia,14 de novembro, faz-se o manuseamento, a modelação da pasta e a criação de peças para cozer. No segundo dia, 21 de novembro, trabalha-se a aplicação de vidrados e cozedura. A participação tem um custo de 20 euros por pessoa. As inscrições podem ser feitas através do e-mail: geral@luxuria-bijuteria.pt
O atelier Biscoito abre as portas à comunidade interessada em experimentar a cerâmica de uma forma descontraída, promovendo a liberdade de expressão e incentivando a criatividade. Entre 6 de novembro e 6 de dezembro, todas as terças e quintas-feiras, das 13h00 às 15h00, está lançado o repto “Faz-te à Cerâmica!”. Participação mediante inscrição prévia, até às 12.00 horas do dia anterior, no valor de 3 a 5 euros, por pessoa, através do e-mail geral@espacobiscoito.com. Número máximo de pessoas por dia 6 (até 3 pessoas em simultâneo).
O Mestre Adelino Laranjeira coordena o “Workshop de Olaria” nas instalações da Funceramics, em Aradas, no dia 22 de novembro, pelas 10h00. A oficina começa com o visionamento de um filme sobre a produção de peças pretas antigas. Na oficina serão abordadas algumas das atividades tradicionais da Olaria: o Loiceiro, o Cantareiro, o Paneleiro [entenda-se o artesão que fazia as panelas de barro] e o Pucareiro. São também respondidas questões como: O que é o barro?; O que será que dá a cor avermelhada às peças de barro?; O Chumbo e os Vidrados, Como se fazem as peças pretas de barro?, bem como o Sal e a Cerâmica exemplificando a aplicação prática do Sal nas antigas garrafas de Genebra. Também se realizarão trabalhos na roda de oleiro com cântico de fados antigos e “encenação teatral”. O workshop é gratuito, mediante marcação prévia, até 40 participantes por sessão, através do e-mail geral@funceramics.pt.
No âmbito das conferências e debates destacam-se as “Conversas de Inovação”, que a Universidade de Aveiro organiza no Auditório do Museu de Aveiro, nas quintas-feiras, 12, 19 e 26 de novembro e 3 de dezembro às 18h00. Palestras com especialistas na área da cerâmica e da tecnologia que abordam o futuro desta arte e indústria.
O Catálogo da presente edição da Bienal, que documenta os trabalhos expostos e que fixa a memória do evento já se encontra à venda na loja do Museu da Cidade, tendo o valor de 15 euros.