A Casa Municipal da Juventude de Aveiro apresenta a programação de abril que dá início ao trimestre subordinado ao tema da “Saúde Familiar”, com a realização de diversas atividades no âmbito de quatro projetos: “Família”; “For’Jovem”; “Geração Sénior” e “+ Casa”.
No que diz respeito ao projeto “Família” será promovido o workshop de sensibilização para a temática da sexualidade na deficiência ou incapacidade. A formação, que contará com as colaborações da CERCIAG – Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas de Águeda e do projeto ÁTOMO, terá lugar no dia 12 de abril, pelas 10.00 horas na Casa Municipal da Juventude de Aveiro. As inscrições podem ser feitas até 8 de abril.
A sexualidade será o tema principal de duas conversas orientadas por Dulce Seabra, médica e pela enfermeira Ana Cristina Rodrigues da Unidade de Saúde Pública de Aveiro. A 23, das 18.30 às 20.30 horas, a Casa recebe a conversa “A educação para a sexualidade… uma necessidade… um desafio” onde os temas abordados serão educar para a sexualidade, puberdade e adolescência e falar sobre o papel da família. Destina-se a pais e educadores a carece de inscrição prévia.
“Sexualidade vs responsabilidade” é o tema da segunda conversa que se vai realizar no dia 24, durante a tarde. Destinado a jovens, o encontro visará sensibilizar os participantes para uma sexualidade responsável, com abordagem aos diversos métodos contraceptivos e prevenção de IST’s (inscrição até 22).
No âmbito do projeto “For’Jovem”, a Casa Municipal da Juventude promove o workshop de Sociodrama no dia 5 de abril. Dirigida a técnicos nas áreas da educação, psicologia, saúde, terapêutica, intervenção social e artes, a formação será orientada pelos terapeutas ocupacionais, Sara de Sousa e Celso Teixeira, que farão uma abordagem ao psicodrama e sociodrama. As inscrições podem ser feitas até 2 de abril.
“A importância da música no desenvolvimento da criança”, com inscrições até 9 de abril, é o nome do workshop de música que terá lugar a 12 de abril, às 14.00 horas, que versará a música no crescimento intelectual, social e emocional das crianças.
Também em abril dar-se-á início à Oficina de Língua Gestual Portuguesa (avançada) com Susana Cortes, formada em Tradução e Interpretação da Língua Gestual Portuguesa. Todos os sábados, de 26 de abril a 14 de junho, a Casa acolhe esta formação que visa formar e familiarizar técnicos e outros interessados para a Língua Gestual Portuguesa. O período de inscrições vai até 17 de abril.
No dia 30 de abril será realizado o atelier “Dia da Mãe” com a realização de molduras com várias técnicas de expressão plástica. As inscrições podem ser efectuadas até 23.
No que ao projeto “Geração Sénior” diz respeito, no dia 1 de abril, às 11.00 horas terá lugar uma aula de pilates para seniores. Para tal, é necessário efectuar a inscrição ate 28 de março. Igualmente às 11.00 horas, no dia 22, o Ginásio Fit&Fun dará uma aula de ginástica sénior.
Na vertente dos trabalhos manuais, no dia 3, promover-se-á o workshop “Arte sobre Madeira” com a realização de artes decorativas em caixas de madeira. “Arte em Feltro”, execução de peças de artesanato em feltro, terá lugar no dia 24. Ambas as ações iniciam às 10.00 horas e serão orientadas por Rosângela Larraz. É necessário proceder a inscrição prévia.
Para os seniores interessados em internet, será proporcionada uma formação às terças e quintas-feiras, de 29 de abril a 13 de maio, pelas 9.30 horas. Introdução à internet, aplicações do correio eletrónico e utilização das redes sociais serão os temas aflorados durante as sessões. As inscrições podem ser feitas até 22 de abril.
Serão ainda promovidas outras atividades de acordo com “+ Casa”. Destacamos a exposição de registos fotográficos sobre a vida familiar na comunidade cigana “Vivências” patente até 30 de abril. A mostra conta com as colaborações da Fundação Padre Félix e do projeto EntreSendas da Cáritas Diocesana de Aveiro.
Para as férias da Páscoa, a Casa propõe o Campo de Férias de 7 a 11 de abril. As propostas são uma ida à piscina, jogos, visitas, visionamento de filmes, música, artes plásticas e atividades ambientais. Limitadas a 23 participantes, as inscrições podem ser efectuadas até 28 de março.
Ainda para ocupação dos tempos livres durante as férias, decorrerão quatro atividades na Casa de 14 a 17 de abril, durante a tarde: Games, projeção do filme “A revolta dos perus”, “Aerodance e atelier “Caixinhas da Páscoa”. Inscrições até 9 de abril.
Por último, será prestado apoio no preenchimento do IRS de 4 a 28 de abril pela Direção de Finanças de Aveiro.
Veja o programa completo aqui.