O Centro Escolar de Santiago recebeu no dia 5 de dezembro, uma ação de sensibilização dedicada à importância das espécies nativas portuguesas, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Floresta Autóctone (comemorado a 23 de novembro).
A iniciativa da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), integra o programa SER+ Ambiente e Sustentabilidade e contou com a presença do Presidente Luís Souto Miranda, de um elemento da Corporação dos Bombeiros Velhos de Aveiro e do Gabinete Técnico Florestal da CMA.
A sessão teve como principal objetivo educar e sensibilizar os alunos para a relevância das espécies autóctones, apresentando as principais árvores nativas de Portugal, os seus usos tradicionais e o papel fundamental que desempenham na preservação dos ecossistemas. Os alunos puderam ainda observar exemplares de espécies arbóreas autóctones, proporcionando um contacto direto com a biodiversidade florestal portuguesa.
Durante a visita, Luis Souto Miranda conversou com os alunos do 3.º e 4.º anos da Escola de Santiago, fazendo questões sobre a temática e reforçando a importância crescente que as novas gerações demonstram pela proteção da natureza. “Devemos estar conscientes da importância de defendermos a floresta e as espécies autóctones, valorizando a biodiversidade e a diversidade biológica”, referiu, acrescentado que aproveitou ainda a oportunidade para “visitar a escola, conversar com as crianças e conhecer as suas perspetivas sobre a floresta e o meio ambiente.”
O Presidente sublinhou também a necessidade de incentivar hábitos saudáveis e o contacto regular com a natureza. “Quisemos também incentivá-los a que, com os pais e as famílias, façam os seus passeios em áreas florestais e nos nossos parques, porque existe aqui uma componente muito importante do exercício físico, que queremos que todos façam, sobretudo nos espaços exteriores.”
Nesse sentido, o Presidente da CMA referiu ainda que esta iniciativa reflete o compromisso municipal com políticas ambientais responsáveis. “Vamos integrar nas nossas políticas esta preocupação com a diversidade biológica e a importância de termos diferentes espécies da nossa flora. Teremos esse cuidado nas nossas políticas ambientais e de intervenção no espaço urbano e periurbano.”
Integrada no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, esta ação reforça o compromisso da CMA com a educação ambiental, a sustentabilidade e a valorização do património natural português.
Notícias relacionadas
-
16 Abr
CONCURSO PÚBLICO DE REQUALIFICAÇÃO E AMPLIAÇÃO DA ESCOLA BÁSICA DO BONSUCESSO
O Executivo Municipal deliberou aprovar o projeto de execução e abrir o concurso público para requalificação e ampliação da ...Municipio | Comunicação | Obras MunicipaisNotícias -
21 AbrFORNECIMENTO DE REFEIÇÕES ESCOLARES PARA O ANO LETIVO 2022/2023
O Executivo Municipal deliberou aprovar a renovação da prestação de serviços de fornecimento de refeições nos estabelecimentos ...Notícias