
Designação do projeto | Requalificação Urbana Eixo “Rotunda” Rua de Viseu e Rua dos Milagres – “Rotunda” de Esgueira. 1ª fase
Código do projeto | CENTRO-09-2316-FEDER-000240
Objetivo principal | Revitalizar as cidades
Região de intervenção | Centro
Entidade beneficiária | Município de Aveiro
Data de aprovação | 24-11-2022
Data de início | 31-07-2020
Data de conclusão | 28-02-2023
Custo total elegível | 918 899,98 EUR
Apoio financeiro da União Europeia | FEDER 781 064,98 EUR
Apoio financeiro público nacional | 137 835,00 EUR
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos
A Rótula Nascente marca a articulação de um importante núcleo urbano, Esgueira, com o centro da cidade. A intervenção considera uma diminuição do tráfego rodoviário, na travessia do viaduto através da extinção de uma faixa de rodagem, no sentido nascente poente, que permitiu diferenciar o uso da ciclovia e do percurso pedonal, nos dois sentidos da via. Nas zonas mais consolidadas, destinada à habitação e comércio, o tratamento do espaço publico é entendido de forma partilhada. Nesta formalização a circulação é pensada como sendo mais acautelada por parte do automóvel, destinado apenas ao estacionamento, e simultaneamente mais livre por parte do peão e da bicicleta.
A escolha e tratamento do pavimento sem descontinuidades de cotas, com materiais nobres e suaves pendentes está associada ao conceito de “espaço partilhado” com diferentes apropriações de usos, onde um passeio pode ser esplanada e/ou ciclovia; o estacionamento e acesso, envolvido com ajardinamentos, pode ser recorrível por peão e bicicleta.
Nas zonas menos consolidadas, com vazios urbanos sem definição, pretende-se a articulação com o centro de Esgueira, e simultaneamente com o futuro sistema de rotundas, que permite distribuir o transito rodoviário na travessia da linha do caminho de ferro, um eixo de divisão no tecido urbano da cidade que se pretende diluir.
A rotunda proposta garante o acesso às escolas de Esgueira e Unidade de Saúde Familiar. A rua prevê a utilização de transportes públicos e estacionamento, e promove os modos ativos com condições de circulação segura e confortável.
O traçado e ocupação do espaço público em articulação com os espaços verdes, imprime nesta área da cidade um carácter urbano adaptado às necessidades presentes.
Os objetivos da implementação desta operação são:
Promover as vivências urbanas
- Qualificar e articular os espaços públicos de proximidade
- Promover a dinamização e diversificação de funções
Promover a qualidade do ambiente urbano
- Garantir a qualidade do ar, a redução do ruído e o aumento dos níveis de conforto
- Promover a ecoeficiência e a redução da pegada ecológica
Garantir a coesão dos diferentes territórios
- Estruturar e implementar a rede intermunicipal de mobilidade
- Clarificar e dar continuidade a percursos pedonais (acessibilidade universal) e à rede ciclável
- Garantir maior equilíbrio entre os modos de transporte