PRISMA / Art Light Tech leva a vários espaços da cidade de Aveiro propostas de arte contemporânea com projeções, instalações e obras de som e luz
Até 7 de outubro os espaços icónicos da Cidade de Aveiro ganharam vida e brilho com o PRISMA / Art Light Tech, festival que alia arte e tecnologia em diálogo com o património da Cidade. O início deu-se no interior de edifícios históricos e nos dias 6 e 7 abre-se ao ar livre, com instalações de luz em jardins, praças e ruas de Aveiro.
Integrado na Aveiro Tech Week, evento de acesso livre organizado pela Câmara Municipal de Aveiro, que decorrer entre os dias 2 e 8 de outubro, este festival concentra em Aveiro vários artistas de renome internacional.
A edição de 2023 do PRISMA / Art Light Tech é dedicada à beleza natural do planeta Terra, procurando chamar a atenção para os perigos de uma atitude negligente perante a natureza.
Na primeira etapa do evento, em espaços fechados, um dos destaques é a instalação “Flux”, obra cinética que conta a história de um curso de água desaparecido. Composta por rochas suspensas acionadas por um mecanismo, esta instalação poderá ser visitada no Teatro Aveirense.
No Museu da Cidade está patente a instalação “Echinoidea Future - Adriatic Sensing”, que explora os fatores de stress da pegada humana local e global, demonstrando a resiliência das espécies aquáticas, com enfoque no meio ambiente do ouriço-do-mar. No mesmo museu, a obra “Aquateque” é uma curta-metragem e instalação multimédia que explora o rio alemão Ruhr.
A instalação interativa “Akousmaflore”, no Museu de Arte Nova, também se destaca na programação. Trata-se de um jardim composto por plantas musicais que respondem ao contacto humano. Cada planta responde de forma diferente, produzindo sons específicos, numa mistura de realidade com imaginação. O Museu de Arte Nova recebe ainda a instalação interativa “Brave New World”.
Desde sexta-feira, dia 6, os principais espaços públicos ao ar livre da Cidade são preenchidos de luz e cor. A obra de arte audiovisual “The Seat of Illusions” joga com a ilusão de ótica no Cais da Fonte Nova e, mesmo ao lado, no Jardim da Fonte Nova, é exibido o jogo interativo “Wood Wide Web”. No Largo Dr. Jaime Magalhães de Lima pode ser visitada a escultura “Masha”, criada em resposta à invasão da Ucrânia, e a instalação “Ohmega”, animada por DJ’s, iluminada o Jardim do Mercado Manuel Firmino.
Criaturas das profundezas do oceano serão avistadas no Edifício da Antiga Capitania de Aveiro com o “Deep Waters”, espetáculo de lasermapping que combina na perfeição a arquitetura e a superfície da água.
Já a Praça da República será transformada num mundo de criação imersiva, dando palco a um torneio em que irão participar os vencedores das três edições anteriores da Escola de Videomapping, iniciativa de capacitação para criadores de várias áreas, promovida pela Câmara Municipal de Aveiro e o Teatro Aveirense. O PRISMA levará também ao edifício do Palácio da Justiça profissionais na área do design de luz para mostrarem as suas obras-primas de música e luz na competição “Light Designers Contest”.
Pelo edifício da Antiga Capitania de Aveiro passará ainda a oficina criativa “Animal Masks” e a tecnologia simples do artista húngaro Visual Fenyszóró irá conferir novas dimensões às fachadas de diversos edifícios de Aveiro.
Para além do PRISMA / Art Light Tech, a Aveiro Tech Week integra ainda os eventos TechDays que decorrem até 8 de outubro. Durante o evento são desenvolvidas várias atividades, como tech sessions, área de gaming, cinema insuflável e workshops.
Abaixo enviamos um descritivo destas atividades, com os respetivos horários e oradores.
Para consultar o programa completo, visite os sites:
https://prisma.aveiro.pt/pt/programacao/
https://techweek.aveirotechcity.pt/pt/
AVEIRO TECH WEEK
PRISMA / ART LIGHT TECH
4 a 7.OUT | 20h - 24h | Vários Locais
FLUX
Pierce Warnecke [US] e Clément Edouard [FR]
Teatro Aveirense - Sala Estúdio
4-5 OUT: 10h00-12h30 / 13h30-18h00
6-7 OUT: 10h00-12h30 / 13h30-18h00 / 20h00-24h00
Flux é uma instalação composta por rochas suspensas acionadas por um mecanismo. Esta obra cinética de Pierce Warnecke e Clément Edouard conta a história de um curso de água desaparecido. Através de jogos de movimento, luz e som, as rochas revelam a memória que a água lhes deixou e transcrevem a sua fluidez, a sua velocidade e o percurso que esta iniciou desde o topo de uma montanha até ao mar.
A instalação oferece uma compressão espacial e temporal da relação entre água e rocha, desde o granito dos picos até a areia dos deltas. Convida a uma experiência sensível e imaginária, destacando a interdependência entre o ser humano e o meio envolvente.
As pedras, bem como o traçado topográfico e os materiais sonoros transmitidos em quadrafonia, foram obtidos no decorrer de diferentes residências artísticas em Pays Des Vans, no rio Chassezac (França).
ECHINOIDEA FUTURE - ADRIATIC SENSING
Robertina Sebjanic [SI]
Museu da Cidade
4-5 OUT: 10h00-12h30 / 13h30-18h00
6-7 OUT: 10h00-12h30 / 13h30-18h00 / 20h00-24h00
Uma instalação que aborda as atuais condições biogeológicas e morfológicas do meio ambiente do ouriço-do-mar, sendo aquaformada por resíduos líquidos antropogénicos, resultando em baixos níveis de oxigénio na água do mar.
Explorando os fatores de stress da pegada humana local e global, este projeto demonstra a resiliência das espécies aquáticas. ‘Echinoidea future – Adriatic sensing’’ atua como uma ativação de (sy)(e)mpathia.
A base desta investigação foi realizada no âmbito da residência The Zero Pollution Adriatic, promovida pelo UR Institute no âmbito do STARTS4Water e teve lugar na região costeira do sul do Adriático.
AQUATEQUE
Studio Above & Below + Einar Fehrholz [UK]
Museu da Cidade
4-5 OUT: 10h00-12h30 / 13h30-18h00
6-7 OUT: 10h00-12h30 / 13h30-18h00 / 20h00-24h00
Uma curta-metragem e instalação multimédia que explora o rio Ruhr usando novas tecnologias. O ecossistema diversificado do lugar é captado através de ferramentas de modelagem sonora, visual e 3D, sendo depois transformado num espaço generativo aumentado.
O projeto explora temas como a ecologia digital de materiais e as redes neurais enquanto ferramentas artísticas para sonhar com mundos alternativos e fantásticos em que natureza, máquinas e humanos colidam.
AKOUSMAFLORE
Scenocosme: Gregory Lasserre & Anais met den Ancxt [FR]
Museu de Arte Nova
4-5 OUT: 10h00-12h30 / 13h30-18h00
6-7 OUT: 10h00-12h30 / 13h30-18h00 / 20h00-24h00
Akousmaflore é uma instalação interativa, um pequeno jardim composto por plantas musicais que respondem ao contacto humano. Sendo sensíveis à energia eletrostática, cada planta responde de forma diferente, produzindo sons específicos.
Com as suas criações, os Scenocosme abordam possíveis hibridações entre plantas e tecnologia digital. Isto porque as plantas são sensores naturais e vivos, sensíveis a diversos fluxos de energia, sejam eles provenientes do nosso corpo ou do ambiente a que estão expostas.
Ao misturar realidade e imaginação, a dupla cria propostas interativas através das quais o público partilha experienciais sensoriais. Tornando audível o que escapa à nossa perceção, lembram-nos que o nosso ambiente não é feito de coisas inertes, mas de coisas vivas e reativas. As suas obras têm sido apresentadas em diversos museus, centros de arte contemporânea e festivais de todo o mundo
BRAVE NEW WORLD
Bruna de Sousa [PT]
Museu de Arte Nova
4-5 OUT: 10h00-12h30 / 13h30-18h00
6-7 OUT: 10h00-12h30 / 13h30-18h00 / 20h00-24h00
Brave New World é uma instalação interativa que explora o conceito de colaboração entre humanos e entre os humanos e o computador. Um agente digital autónomo vagueia, revelando pequenas partes de uma mensagem oculta. No entanto, o seu conteúdo integral só pode ser tornado visível e legível pela presença e movimento de um ou mais participantes humanos.
THE SEAT OF ILLUSIONS
Jérémie Bellot [FR]
Cais da Fonte Nova
6-7 OUT: 20h00-24h00
Obra de arte audiovisual com projeção que explora o tema da perspetiva, jogando com a ilusão de ótica através de uma tela gigante de água. Aqui, a natureza liga-se à tecnologia da forma mais pura.
LIGHT DESIGNERS CONTEST
Vários artistas [PT]
Tribunal de Aveiro – Praça Marquês de Pombal
6-7 OUT: 20h00-24h00
O PRISMA traz ao edifício do Palácio da Justiça três profissionais na área do design de luz para mostrarem as suas obras-primas de música e luz. Quem vai apresentar a melhor criação?
WOOD WIDE WEB
ATI Sphere [CZ]
Jardim da Fonte Nova
6-7 OUT: 20h00-24h00
WOOD WIDE WEB é como uma internet humana. Através do micélio, os cogumelos comunicam e trocam informações entre si, formando relações simbióticas com plantas e árvores para a troca de água e nutrientes. Esta estreia mundial no PRISMA é apresentada como um jogo interativo.
MASHA
Marek Kvetan
Largo Dr. Jaime Magalhães de Lima
6-7 OUT: 20h00-24h00
Masha é uma escultura criada em resposta à invasão da Ucrânia. O autor trabalha com a matriosca, o icónico brinquedo russo, que é ampliado e colocado no espaço público indefeso e ao abandono...
DEEP WATERS
LasermanCZ [CZ]
Edifício da Antiga Capitania de Aveiro
6-7 OUT: 20h00-24h00
O edifício da Antiga Capitania é um lugar tão ligado à água que o tema deste espetáculo de lasermapping não poderia ser outro. Os espetadores vão avistar criaturas das profundezas do oceano, numa combinação perfeita entre a arquitetura e a superfície da água.
OHMEGA
Miroslav Kaska AKA Kashmir [CZ]
Jardim do Mercado Manuel Firmino
6-7 OUT: 20h00-24h00
Os sólidos platónicos de grandes dimensões fascinam a humanidade desde os tempos mais remotos. Aqui, três deles criam uma atmosfera mágica. Graças à sua suspensão, funcionam como portais estelares e iluminam a paisagem com raios de geometria sagrada.
A instalação é animada por um DJ diferente em cada noite:
Dia 6: DJ Charles Lazer
Dia 7: DJ Helder Pereira
ESCOLA DE VIDEOMAPPING
Francisca Cardoso Lima, Miguel Estima, Rita Reis [PT]
Praça da República
6-7 OUT: 20h00-24h00
Os vencedores das três edições anteriores da Escola de Videomapping foram convidados a transpor as suas ideias para uma obra audiovisual de três minutos. Este torneio com as mais talentosas mentes criativas de Aveiro encerra um capítulo deste programa de capacitação.
Para esta etapa final, a Escola de Videomapping evoluiu para um workshop de produção onde o mundo da criação imersiva ganha vida sob a orientação especializada da experiente equipe profissional mammasONica.
ANIMAL MASKS
Edifício da Antiga Capitania de Aveiro
6-7 OUT: 20h00-24h00
Oficina criativa onde os participantes podem criar máscaras de madeira originais ligadas ao tema da natureza. Depois de se colocar uma camada final de tinta luminescente, estas máscaras brilham no escuro através da luz de lanternas ou de telemóveis.
FOOLS GARDEN
Visual Fenyszóró (HU)
Jardim do Museu de Aveiro / Santa Joana
6-7 OUT: 20h00-24h00
Uma antiga tecnologia analógica de pintura através da luz confere a alguns edifícios de Aveiro uma nova dimensão criativa. São imagens que ganham vida através estruturas robóticas desenvolvidas à medida. O convite é para que se olhe tanto para a fachada quanto para a própria tecnologia.
MODERNIST
Visual Fenyszóró (HU)
Igreja da Nossa Senhora da Apresentação
6-7 OUT: 20h00-24h00
Uma antiga tecnologia analógica de pintura através da luz confere a alguns edifícios de Aveiro uma nova dimensão criativa. São imagens que ganham vida através estruturas robóticas desenvolvidas à medida. O convite é para que se olhe tanto para a fachada quanto para a própria tecnologia.
NYMPH
Visual Fenyszóró (HU)
Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Glória
6-7 OUT: 20h00-24h00
Uma antiga tecnologia analógica de pintura através da luz confere a alguns edifícios de Aveiro uma nova dimensão criativa. São imagens que ganham vida através estruturas robóticas desenvolvidas à medida. O convite é para que se olhe tanto para a fachada quanto para a própria tecnologia.
PARALLEL UNIVERSE
Visual Fenyszóró (HU)
ATLAS Aveiro
6-7 OUT: 20h00-24h00
Uma antiga tecnologia analógica de pintura através da luz confere a alguns edifícios de Aveiro uma nova dimensão criativa. São imagens que ganham vida através estruturas robóticas desenvolvidas à medida. O convite é para que se olhe tanto para a fachada quanto para a própria tecnologia.
SECESSION
Visual Fenyszóró (HU)
Capela de São Gonçalinho
6-7 OUT: 20h00-24h00
Uma antiga tecnologia analógica de pintura através da luz confere a alguns edifícios de Aveiro uma nova dimensão criativa. São imagens que ganham vida através estruturas robóticas desenvolvidas à medida. O convite é para que se olhe tanto para a fachada quanto para a própria tecnologia.
Notícias relacionadas
-
02 Outubro 2020
PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO PARA REALIZAÇÃO DO SERVIÇO DE REFEIÇÕES AOS ALUNOS ...
O Executivo Municipal deliberou aprovar o protocolo de colaboração com o Centro Social e Paroquial de São Jacinto, no valor de ...Notícias -
18 Julho 2023
The Black Mamba, IRMA e Mimicat são os primeiros nomes do Festival Dunas de ...
O Festival Dunas de São Jacinto, promovido pela Câmara Municipal de Aveiro (CMA), regressa de 25 a 27 de agosto e tem já três ...Notícias