Apelo à população para máxima prevenção e responsabilidade
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê, para os próximos dias, um agravamento significativo do estado do tempo em Portugal continental, devido à passagem da depressão KRISTIN, estando previstos períodos de chuva, vento forte a muito forte e agitação marítima. O Aviso Vermelho foi ativado entre as 03h00 e as 06h00 do dia 28, devido ao vento forte, com rajadas na ordem dos 140km/h, -- entre as 03h00 e as 21h00 do dia 28, devido à agitação marítima, com ondas até 7 metros, podendo atingir os 14 metros de altura máxima.
A Câmara Municipal de Aveiro, em articulação com o dispositivo de proteção civil regional e nacional, encontra-se atenta e a acompanhar permanentemente a evolução da situação, tendo ativado um dispositivo de prevenção em articulação com os Bombeiros, as Juntas de Freguesia e os Serviços Urbanos Municipais, estes últimos com equipas de prevenção preparadas a partir das 21h de hoje para atuar em caso de necessidade. A CMA irá colocar uma equipa da Polícia Municipal no terreno, a partir das 21h, em permanência durante toda a noite, para verificação, avaliação e atuação das condições nos pontos mais críticos do concelho.
Encontra-se igualmente de prevenção uma entidade privada, dotada de maquinaria pesada própria, em estado de prontidão para responder a eventuais ocorrências. Atendendo à severidade da situação, poderão vir a ser cortadas algumas vias e registadas inundações pontuais em diversos locais do concelho.
Perante este agravamento das condições meteorológicas, a Câmara Municipal de Aveiro apela à população para que siga rigorosamente as orientações das autoridades, adotando comportamentos preventivos, nomeadamente a limpeza dos sistemas de escoamento das águas pluviais, a adequada fixação de estruturas soltas e a evitação da circulação e permanência em zonas arborizadas, na orla costeira e em áreas ribeirinhas vulneráveis.
A Câmara Municipal de Aveiro deixa ainda o apelo à não realização de atividades na proximidade do mar, à adoção de uma condução defensiva e à evitação da circulação em zonas inundadas ou da realização de deslocações desnecessárias durante os períodos mais críticos. O Município reforça a importância do acompanhamento das informações oficiais e apela ao sentido de responsabilidade de todos, sublinhando que a segurança de pessoas e bens depende da colaboração e prudência da população.