O projeto “VivaCidade” integrado no programa “Actors of urban change”, tem previsto o início dos trabalhos de intervenção no Vazio Urbano, localizado entre a Rua de São Sebastião e a Rua Infante D. Henrique, próximo da Escola Secundária José Estevão.
Começa, assim, a fase de implementação do “VivaCidade” que, ao longo de quase um ano, envolveu moradores e futuros utilizadores num processo de participação pública e
cocriação da solução a implementar no Vazio Urbano, com o objetivo de promover a sua requalificação e revitalização.
Desse processo resultou um projeto de intervenção cujo conceito assenta numa zona de estar colorida, com jardim, mobiliário lúdico e um mural que faça referência à antiga taberna que aí existiu. Constituirá um espaço para todos e para todas as idades baseado nas necessidades e expectativas dos moradores e outros cidadãos e entidades participantes.
Será agora desenvolvida uma “Oficina” aberta à população, onde serão dinamizadas diversas ações com vista à execução do projeto (obra). Pretende-se assim, também promover a participação dos moradores e cidadãos nesta fase, garantindo um efetivo envolvimento comunitário em todo o processo, desde o desenho até à materialização física da intervenção.
As ações incluem, por exemplo, a execução do jardim vertical, a construção em madeira do mobiliário urbano ou a construção do mural e da parede interativa.
O projeto conta já com o apoio de várias empresas e entidades: AG demolições, Civilria, DDL Argamassas, Sotinco, Primus Vitoria, Aveiro Sketchers, Hack Aveiro, Cearte, Gingart Magazine, Casa de S. Sebastião, Metaland e diversos particulares.
Pretende-se, assim, convidar a comunidade aveirense a participar na Oficina de Construção que irá decorrer entre 7 e 21 de março.
Recorde-se que o “VivaCidade” é liderado por uma equipa constituída pela Câmara Municipal de Aveiro, pela 4is – Plataforma Universitária para a Inovação Social e pela SETEPÉS e foi selecionado, juntamente com outros nove projetos, num total de 127 candidaturas. As restantes cidades que integram o “Actors of urban change” são Atenas, Barcelona, Berlim, Bratislava, Kaunas, Lublin, Maribor, Zagreb e Zugdidi.
Pretende, assim, que a comunidade tenha uma participação ativa e positiva para as questões urbanas, nomeadamente, apoiar e impulsionar novos grupos e dinâmicas na comunidade que possam promover essa participação. Existe ainda a vontade de aproximar a população local e os estudantes, promovendo a troca de experiências, conhecimentos e competências.
Podem ser obtidas mais informações em http://vivacidade.umnovolargo.pt/