O Museu da Cidade de Aveiro associou-se ao projeto nacional Trienal Movimento Desenho 2012 tendo-lhe dedicado a programação dos meses de novembro e dezembro.
Neste sentido, decorre até 30 de dezembro, a exposição “Contraprova – Exposição coletiva de gravura e desenho” e nos dias 11, 24 novembro e 2 de dezembro vão ocorrer workshops de gravura em linóleo, ponta-seca e em pacotes de leite, com sessões orientadas para diferentes públicos.
A Trienal Movimento Desenho 2012, iniciativa vocacionada para a valorização e divulgação do desenho, nas suas diversas expressões, será, este ano um dos eventos culturais de destaque em Portugal. A decorrer até ao final de dezembro, a iniciativa tem como principais objetivos a divulgação do Desenho português, dos autores portugueses e o do trabalho desenvolvido por agentes culturais, ao mesmo tempo que pretende mobilizar os diversos atores, agentes culturais, para uma atuação comum, coerente e sólida em torno de eventos de Desenho.
A exposição está patente até 30 de dezembro, podendo ser visitada de terça a sexta-feira, das 9.30 às 12.30 horas e das 14.00 às 18.00 horas e aos sábados e domingos das 14.00 às 18.00 horas. A mostra explora a relação intimista entre a impressão gráfica e o desenho, a matriz e as técnicas, o material e o conceito. Um processo de posições e contraposições, provas e contraprovas, um chegar que sempre se adia; no fundo, a constante procura por novos destinos que extravasam as fronteiras iniciais do gesto inicial e que nos evidenciam a importância do erro.
Os trabalhos presentes na exposição no Museu da Cidade de Aveiro foram desenvolvidos pelos artistas do atelier: Alexandra Ramires, Ana Neto, Carlos Alcobia, Daniela Crespi, Joanna Latka, Luís Fernandes, Luz Jimenez, Marija Toskovic, Soraya Vasconcelos e Susana Romão, juntamente com quatro artistas convidados, que apesar da história breve do atelier puderam contribuir com a sua produção artística: Ananda Kuhn (Brasil), Maria Boavida, Paulo Lourenço, Sara Borga e Catarina Coelho.
No que aos workshops diz respeito, pretende-se que os interessados possam adquirir competências elementares no trabalho artístico assim como evoluir nas suas capacidades expressivas. Neste contexto, o atelier Contraprova propõe um método de aprendizagem baseado na experimentação criativa, que dá a conhecer a técnica de gravura e as possibilidades expressivas através dessas técnicas, sem recorrer a produtos tóxicos e utilizando ferramentas simples.
No dia 11 de novembro, durante todo o dia, terá lugar o workshop “Gravura em Linóleo” destinado a jovens e adultos. O preço da inscrição é de 60 euros. Este workshop propõe ao participante adquirir um conhecimento básico da gravura em linóleo, assim como competências elementares no trabalho prático desta técnica. Será orientado por Alexandra Ramires.
O objetivo deste minicurso é desenvolver e aprofundar as capacidades expressivas, criativas e artísticas de todos os que queiram trabalhar e aprender a prática de gravura, tal como os meios teóricos e práticos fundamentais do linóleo.
Já no dia 24 de novembro, também durante todo o dia, será desenvolvido o “Workshop em ponta seca”. Cada inscrição custa 50 euros. Orientado por Marija Toskovicl, a formação tem como objetivo o estabelecimento de um primeiro contacto com esta técnica de gravura ou sim¬plesmente relembrar os materiais e instrumentos necessários para o seu procedimento. Este workshop terá um forte carácter experimental.
Por último, no dia 2 de dezembro, Susana Romão terá a seu cargo o workshop “Gravura em Pacotes de Leite”. Com o valor de 30 euros, a ação decorrerá em duas sessões de três horas.