No âmbito do desenvolvimento e concretização do Programa RAMPA (Regime de Apoio aos Municípios para a Acessibilidade), irão ser desenvolvidas diversas ações de sensibilização destinadas ao público escolar. Estas ações no meio escolar têm por base a sensibilização e a promoção de boas práticas junto dos mais novos para que possam fazer parte da “construção” de territórios mais acessíveis.
O objetivo passa por incutir nas camadas jovens uma nova cultura de mobilidade, designadamente na atenção e reconhecimento de pessoas de mobilidade reduzida. Destinam-se a todos os graus de ensino, desde o pré-escolar ao secundário, consubstanciando-se no desenvolvimento e materialização de várias atividades entre Janeiro e Junho de 2013.
Das atividades planeadas constam:
Pré-Escolar e Primeiro CicloConceção e desenvolvimento de um LIVRINHO DE PINTAR que através da exposição da face ‘negativa’ e ‘positiva’ da acessibilidade contribuirá para a construção de novas mentalidades..
Segundo e Terceiro Ciclo
Será desenvolvida outra forma de chamar a atenção para esta matéria, através de um concurso de fotografia subordinado ao tema “Acessibilidade e Mobilidade para Todos em Aveiro”, que poderá ser desenvolvido em 2 escalões diferenciados: iniciados (5º e 6º anos) e avançados (7º, 8º e 9º anos).
Ensino Secundário
Serão promovidos concursos de prosa, multimédia ou BD subordinados ao tema “Acessibilidade e Mobilidade para Todos em Aveiro” como forma destes alunos abordarem e explorarem o tema da acessibilidade.
Formação dirigida aos professores
Estão previstas ações de formação/ sensibilização “Mobilidade e Acessibilidade da comunidade escolar”uma vez que o envolvimento dos professores é fundamental pelo seu papel como educadores e indutores de novos comportamentos.
As ações serão desenvolvidas junto dos alunos, conjuntamente com os técnicos da Câmara Municipal de Aveiro e com os professores e educadores das escolas do Município de Aveiro.
Recorde-se que o Programa RAMPA é um projeto financiado no âmbito do POPH (Programa Operacional para o Potencial Humano), um dos programas operacionais do QREN e que visa apoiar as autarquias na elaboração de planos locais ou regionais que promovam as acessibilidades físicas e arquitectónicas no espaço público.