
O Executivo Municipal de Aveiro tomou conhecimento do ponto de situação de dois importantes projetos que estão a ser desenvolvidos na área da Mobilidade e dos Transportes, o Plano Intermunicipal de Mobilidade e Transportes da Região de Aveiro (PIMTRA) e o Plano Municipal de Mobilidade de Aveiro (PMMA).
Plano Intermunicipal de Mobilidade e Transportes da Região de Aveiro (PIMTRA)
O PIMTRA, recentemente concluído, corresponde a um documento estratégico e operacional e tem como principais os seguintes objetivos:
» Fomentar a articulação entre os diversos modos de transporte, visando a implementação de um sistema integrado de mobilidade com o mínimo custo de investimento e de exploração;
» Contribuir para reduzir a utilização do transporte individual e, simultaneamente, garantir a adequada mobilidade das populações, promovendo a inclusão social, a qualidade de vida urbana e a preservação do património histórico, edificado e ambiental.
A sua apresentação decorreu ontem, dia 16 de julho, na Sede da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, numa sessão que contou com a presença do Secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro.
Os documentos finais poderão ser consultados no site da CI Região de Aveiro em www.regiaodeaveiro.pt.
Plano Municipal de Mobilidade de Aveiro (PMMA)
Considerando a importância da promoção de políticas associadas à mobilidade para o Município de Aveiro, a CMA iniciou em 2010 a execução do PMMA, num investimento total de 69.000€ (acrescidos de IVA). A pedido da CMA os trabalhos programados foram suspensos para atender à solicitação da equipa de regeneração da Avenida Lourenço Peixinho, tendo em vista a realização de um estudo específico de incidência na envolvente à referida avenida.
Retomados os trabalhos a equipa de consultores apresentou o Relatório de Caraterização e Diagnóstico em 2012 e o Relatório de Cenários em junho de 2013, representando um novo atraso relativamente à calendarização prevista para a realização dos trabalhos, justificado pela necessidade de coordenação do Plano Municipal com o Plano Intermunicipal.
Considerando a importância do Relatório de Cenários, uma vez que a sua aprovação é decisiva e condiciona a política municipal de mobilidade, foi considerado avisado que fosse já o novo Executivo Municipal a fazer a validação da informação e a dar seguimento ao trabalho, momento que se verificou já em 2014, tendo sido introduzidos vários ajustamentos.
Atualmente a empresa de consultores está a dar seguimento à elaboração do terceiro relatório, relativo aos Planos de Ação. Desse trabalho será dada nota pública antes da sua aprovação formal.