
O Município Aveirense destaca-se em matéria de inteligência urbana, figurando entre as cinco primeiras cidades do Índice de Cidades Inteligentes 2020 elaborado pela INTELI.
Relativamente à qualidade dos serviços públicos, o Município de Aveiro destaca-se pelas boas práticas ao nível da desburocratização, com enfoque no processo de modernização e simplificação administrativa de referência que levou a cabo na Autarquia. No estudo agora revelado, é destacado o Gabinete de Atendimento Integrado e a disponibilização de serviços autárquicos online (para além do tradicional atendimento presencial e telefónico).
Nesta medição da inteligência urbana, Aveiro ocupa o 2º lugar na área da Governação, expressando o relatório que “O Fórum Pensar Aveiro- Ciclos de Participação” e Cidadania tornou possível a participação da sociedade civil nos desígnios do Plano Estratégico do Concelho de Aveiro, através da plataforma de discussão pública. Este projeto integra-se numa iniciativa mais ampla designada “Aveiro 21 Cidadania Digital” que inclui outras componentes como informações Online, R@dio Ás, O Meu Bairro, Banco de Voluntariado, Orçamento Participativo, Correio do Munícipe, Imagem 21 e Aveiro nas Redes Sociais.”
O projeto “Aveiro Empreendedor” também promovido pelo Município de Aveiro é apresentado como uma boa prática de referência na área da Inovação, visando o apoio ao empreendedorismo local, a promoção do empreendedorismo nas escolas e o fomento de uma cultura empreendedora.
A Bicicleta de Utilização Gratuita de Aveiro (Buga) é também identificada como um projeto de referência ao nível da Mobilidade e Sustentabilidade.
Nos indicadores referentes às boas práticas na área da inclusão, salienta-se o projeto “Música nos Bairros- Gera Sons”. Trata-se de um programa desenvolvido nos bairros sociais de Santiago e Griné, que visa a integração dos jovens e potencia a captação de novos talentos de índole artístico-cultural. Mais uma vez, Aveiro destaca-se entre os primeiros Municípios que demonstram o melhor desempenho ao nível da inclusão social e cultural.
A conectividade é outro dos indicadores avaliados e Aveiro faz parte das cinco melhores cidades, evidenciando-se no apoio à cooperação territorial, bem como na criação de laços com outras Autarquias.
O índice de Cidades Inteligentes 2020 foi elaborado pela INTELI, integrando como indicadores a Governação, Inovação, Sustentabilidade, Inclusão e Conectividade e abrangendo o estudo das seguintes 20 das 25 cidades da rede Living Lab RENER (Rede para a Inovação Urbana): Aveiro, Lisboa, Cascais, Loures, Almada, Setúbal, Beja, Évora, Guimarães, Bragança, Viana do Castelo, Viseu, Faro, Vila Nova de Gaia, Santarém, Torres Vedras, Portalegre, Sintra, Coimbra e Leiria.