A Câmara Municipal de Aveiro informa que no dia 22 de março, no âmbito da Rede de Cidades Cencyl, decorreu em Aveiro a sessão de apresentação de boas práticas subordinada ao tema da Mobilidade Sustentável em Aveiro.
Durante a sessão, que contou com a participação de representantes das cidades parceiras que integram a Rede Cencyl (Aveiro, Ciudad Rodrigo, Coimbra, Figueira da Foz, Guarda, Salamanca e Viseu), foi destacado o projeto “Aveiro a Pé”, a ação piloto realizada pelo Município de Aveiro que elegeu como tema “Modos suaves de mobilidade urbana”.
Pedro Ferreira, Vereador do Pelouro da Mobilidade, salientou a importância da mobilidade urbana tendo dado como exemplos o trabalho que o Município de Aveiro tem desenvolvido nesta matéria, nomeadamente, nos projetos do Active Access, LifeCycle e do Rampa.
A todos os presentes foram apresentadas já as ações desenvolvidas no âmbito do “Aveiro a Pé, e realizado nos percursos pedonais já dotados de sinalética pedonal direccionada.
“Aveiro a Pé” tem por objetivos promover as deslocações pedonais, no aumento da acessibilidade aos principais pontos de interesse da cidade, promoção turística e comercial. Actualmente e enquadrado nestas premissas, “Andar a pé” foram colocados em diversos pontos da cidade postes de sinalização pedonal com indicação das distâncias em minutos a pé entre os principais pontos de interesse da cidade, com a clara intenção de passar a informação constante no mapa pedonal já elaborado no seio deste projeto, para o “3D”.
De salientar ainda, que se pretende com esta ação promover a circulação pedonal nas pequenas deslocações, pela alteração do “mapa mental” dos cidadãos, permitindo-lhes que ganhem consciência do tempo nas deslocações diárias.
Ambiciona-se também a redução no consumo de energia e emissões, bem como a melhoria na saúde das populações, prosperidade do comércio de rua e ainda o aumento do sentido de pertença a um lugar, reforçando os laços de vizinhança e um maior sentido de urbanidade.
Para além da explicação do “Aveiro a pé” pelo arquiteto José Quintão, também Mário Alves, consultor em Mobilidade apresentou alguns exemplos para a mudança de paradigma nas cidades, tendo como ponto de vista colocar os cidadãos a andar a pé. Neste âmbito, destacou o consistente trabalho que Aveiro tem desenvolvido nesta matéria, que identificou como o paradigma de cidade do futuro.
Recorde-se que a “Rede de Cidades Cencyl” constitui um importante reforço da parceria estabelecida entre as Cidades desta Rede que tem por objectivo impulsionar a cooperação e promover o desenvolvimento integral dos municípios cooperantes, tendo como princiais eixos as seguintes áreas: desenvolvimento económico local e empreendimento; inovação e desenvolvimento tecnológico; turismo e patrimonio; acessibilidade, comunicação, transportes e logística; sustentabilidade urbana; planificação territorial; equipamentos e serviços locais e governação para a cooperação.