A quarta sessão da Comunidade de Leitores “Paixões Literárias partilhadas” com leituras e reflexões sobre o livro “Viver para contá-la” de Gabriel Garcia Marques que se vai realizar no dia 13 de outubro pelas 11.00 horas na Biblioteca Municipal de Aveiro. Tem entrada livre.
Organizada pelo Grupo Poético de Aveiro e Câmara Municipal de Aveiro, a atividade será moderada por Ana Paula Mabrouk. Neste encontro de partilha e reflexões, o livro que servirá de ponto de partida será “Viver para contá-la” da autoria de Gabriel Garcia Marques. A sessão é aberta a todos os interessados pela temática da literatura que pretendam trocar impressões sobre a referida obra literária.
O Autor – Gabriel Gárcia Márquez
Gabriel Gárcia Márquez nasceu em Aracataca, Magdalena, Colômbia, em 6 de março de 1927. Jornalista e escritor, escreveu para várias publicações, tendo-se tornado cronista regular em El espectador.
Participou ativamente na vida política de vários países da América Central e viajou para inúmeros países, quer no continente americano, quer no continente europeu. Vencedor do Prémio Nobel em 1982, escreveu inúmeros contos e romances dos quais se destacam Cem Anos de Solidão (1967), O outono do Patriarca (1975), Crónica de uma Morte Anunciada (1981), O Amor em Tempos de Cólera (1985) e o General no seu Labirinto (1990), entre muitos dignos de menção.
O Livro - Viver para contá-la
Nesta autobiografia, Gabriel Gárcia Márquez fornece-nos um guia de leitura para o conhecermos melhor como escritor, dando-nos informações preciosas para melhor compreender muitos dos seus contos e romances. Nela pode-se constatar como o autor vê a função de escritor e como se vê a si próprio e ainda participar das memórias dos seus anos de infância e juventude, que serviram de baú para mais tarde dele retirar um imaginário de fundo para a sua escrita.