Localização
Freguesias: União de freguesias da Glória e Vera Cruz | Freguesia de Esgueira
Rua/Lugar Rotundas que ligam a Avenida D. António Francisco dos Santos à Alameda Silva Rocha, à Avenida Vasco Branco e à Rua de Viseu [vulgo, Túnel de Esgueira].
Local: Original sim
GPS
São Miguel 40º38’26’’N | 8º38’08’’ W
São Gabriel 40º38’32’’N | 8º38’08’’ W
São Rafael 40º38’47’’N | 8º38’05’’ W
Identificação
Designação: Arcanjos
Data de colocação: 12 de maio de 2021 [apresentação das esculturas de São Miguel e São Gabriel] e 18 de março 2023 [inauguração do conjunto escultórico]
Efeméride: Feriado Municipal e homenagem a D. António Francisco dos Santos
Promotor
Nome/Instituição Câmara Municipal de Aveiro
Caracterização
Autor Paulo Neves, escultor [n. 1959]
Oficina atelier do artista
Materiais Mármore de Estremoz
Dimensões 10 metros de altura, 1 metro por 1 metro de base
Descrição
Conjunto escultórico composto por três peças simbolizando os três Arcanjos: São Miguel, São Gabriel e São Rafael acompanhado pelo pequeno Tobias.
As esculturas são compostas por várias peças paralelepipédicas em mármore branco, colocadas umas em cima das outras, numa composição semelhante, individualizada a partir dos elementos decorativos escolhidos pelo autor. Cada Arcanjo pesa cerca de 30 toneladas e ergue-se em jeito de coluna ou totem, em direção ao céu, alternando superfícies planas e zonas texturadas. Apresentam as faces típicas das obras antropomórficas de Paulo Neves, esquinadas e serenas. A configuração totémica confere maior simbolismo às peças refletindo uma maior proximidade ao elemento sagrado.
As esculturas vêm dar relevo à Avenida D. António Francisco dos Santos nos seus pontos de interceção com outras artérias estando colocadas em três rotundas: São Gabriel, na rotunda da Alameda Silva Rocha; São Miguel, na rotunda da Avenida Vasco Branco e São Rafael, na rotunda da Rua de Viseu.
Historial
A realização desta obra tem em D. António Francisco dos Santos um elemento central, "considerando a sua capacidade de tornar a relação de tantos Homens com Deus, mais próxima e mais fácil".
Nas palavras de D. António Manuel Moiteiro Ramos, atual Bispo de Aveiro, os arcanjos “são criaturas de Deus e transmitem aos seres humanos a vontade de Deus e a sua proteção: anunciam, guiam, protegem e assistem”:
São Gabriel distingue-se pela presença de um trevo de quatro folhas verde que revela a sua missão como emissário do Senhor, portador das boas notícias e que ajuda a dar rumo à vida dos humanos.
São Miguel ostenta uma seta vermelha simbolizando o guerreiro celeste, o defensor, enviado para proteger a humanidade e guiá-la, distinguindo o bem do mal e verdade da falsidade.
São Rafael ostenta uma espada amarela, enquanto protetor do caminho e da criança, trazendo consigo a cura e auxiliando na defesa contra os males físicos e espirituais. Faz-se acompanhar de uma criança [Tobias], que constitui um corpo mais pequeno.
As esculturas tiveram uma primeira apresentação em maio de 2021, aquando do descerramento da placa toponímica da avenida a D: António Francisco dos Santos. À época apenas estavam colocadas duas das esculturas. Todavia a conclusão dos trabalhos de colocação e a sua inauguração apenas teve lugar em 18 de março de 2023 com o final da intervenção urbanística que levou à construção da rotunda na Rua de Viseu. O programa de inauguração contemplou uma sessão de homenagem a D. António Francisco dos Santos e a apresentação de uma publicação sobre a obra escultórica com textos do artista [Paulo Neves], da CMAveiro, do atual Bispo de Aveiro, D. António Manuel Moiteiro Ramos, de Rosa Alice Branco e de Valter Hugo Mãe.
D. António Francisco dos Santos foi Bispo de Aveiro entre 2006 e 2014. Nasceu em Tendais [Cinfães] em 1948 e viria a falecer no Porto, em 2017, alvo de um ataque cardíaco fulminante. Foi ordenado padre em 1972 e estudou em Paris onde concluiu licenciatura em Sociologia Religiosa [1977] e mestrado em Filosofia contemporânea [1979]. Neste seu período na capital francesa efetuou serviço na paróquia de Saint Jean-Baptiste de Neuilly-sur-Seine, próximo da comunidade portuguesa aí residente.
Foi professor no Seminário de Lamego e, em 2004, foi nomeado Bispo Auxiliar de Braga, cargo que manteve até 2006, quando foi nomeado Bispo de Aveiro, pelo Papa Bento XVI. Manteve-se em Aveiro até 2014, quando foi chamado a suceder a D. Manuel Clemente como Bispo do Porto.
Ficou conhecido pela sua simplicidade, bondade e pela ação junto dos mais necessitados sendo memorável a sua máxima “Os pobres não podem esperar”.
Paulo Neves. Nasceu em Cucujães, Oliveira de Azeméis, em 1959. Frequentou o Curso de Pintura da FBAUP (Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto). De 1978 a 1981 conviveu e trabalhou com diversos artistas em vários países da Europa. Desde 1985, que participou em inúmeras exposições individuais e exposições coletivas, estando representado em múltiplos espaços públicos e privados, em Portugal e no estrangeiro [Estados Unidos da América; Países Baixos, Bélgica, Roménia, Austrália, Marrocos e Alemanha]. Foi agraciado com vários prémios e menções honradas nacionais. Como se refere no seu curriculum, “a expressão morfológica das suas peças apela ao expressionismo e ao barroco através de uma linguagem original, construída à margem dos movimentos e tendências estéticas do seu tempo”.
Enquanto escultor, utilizada diferentes matérias primas, da pedra à madeira, passando pelo metal e pela cerâmica. Pela monumentalidade da sua obra é frequentemente convidado a realizar obras de arte para espaço público.
Fontes e Bibliografia
CMAveiro [2021] Desdobrável Arcanjos, Paulo Neves, Aveiro, CMAveiro
CMAveiro [2023] Catálogo Arcanjos, Paulo Neves, Aveiro, CMAveiro.
https://www.diarioaveiro.pt/noticia/69784, consultado em maio 2021.
https://www.diarioaveiro.pt/noticia/69897, consultado em maio 2021.
https://www.terranova.pt/noticia/sociedade/feriado-municipal-de-aveiro-avenida-d-antonio-francisco-dos-santos-e-os-arcanjos, consultado em maio 2021.
http://www.paulonevesescultor.com/downloads/curriculum.pdf, consultado em maio 2021.
https://www.cm-aveiro.pt/cmaveiro/uploads/document/file/14637/ni_89___11mai21__002_.pdf, consultado em maio 2021.
https://www.cm-aveiro.pt/cmaveiro/uploads/document/file/17503/ni_35___14mar23.pdf, consultado em maio 2021.
https://www.publico.pt/2017/09/11/sociedade/noticia/morreu-d-antonio-francisco-dos-santos-o-bispo-sorridente-1785062, consultado em 5 de junho 2023.
https://www.cm-aveiro.pt/cmaveiro/uploads/links_list_item/document/1550/bm_marco.PDF , consultado em 5 de junho 2023
Rotundas que ligam a Avenida D. António Francisco dos Santos à Alameda Silva Rocha, à Avenida Vasco Branco e à Rua de Viseu [vulgo, Túnel de Esgueira].