Localização
Freguesia: União das Freguesias da Glória e Vera-Cruz
Rua/Lugar: Confluência da Praça Marquês de Pombal com a Rua Gustavo Ferreira Pinto Basto
Local Original: Praça Marquês de Pombal
Identificação
Designação: Busto de Gustavo Ferreira Pinto Basto
Data de colocação: 4 de Maio de 1952
Efeméride: Homenagem ao antigo presidente da Câmara Municipal
Promotor
Nome/Instituição: Câmara Municipal de Aveiro
Caracterização
Autor: Escultura: Leopoldo de Almeida; Plinto do arquitecto Moreira da Silva
Oficina: -
Materiais: Busto: bronze; Pedestal: granito
Dimensões: Busto: 1,28m x 0,84m x 0,62m; Pedestal: 2,45m x 2,55m x 0,50m
Outras Dimensões: Floreira de altura variável de 0,34m a 0,64m x 3,85m x 2,62m
Descrição
Busto de bronze assente num pedestal retangular em granito polido. É composto por uma secção central retangular e por uma base semicircular com floreiras. Nos seus extremos é rematado por dois blocos de forma quadrangular. Apresenta a seguinte inscrição em capitais metálicas douradas:
GUSTAVO FERREIRA PINTO BASTO
PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE
AVEIRO A QUEM O CONCELHO DEVE
CONSIDERÁVEIS MELHORAMENTOS
A MUNICIPALIDADE DE 1950
ANO DE 1951
Historial
Gustavo Ferreira Pinto Basto nasceu em 1842, em Silveiro [freguesia de S. Simão de Oiã], filho de Augusto Ferreira Pinto Basto e de Maria Inocência Ferreira Pinto Basto. Faleceu em Lisboa, a 10 de novembro de 1914, com 72 anos de idade.
Iniciou a sua vida militar em 1860. Foi promovido a Alferes em 1864 e a Tenente-Coronel, em 1890. Foi Presidente da Câmara de Aveiro entre 1902 e 1906 e de 1908 a 1910. Foi, ainda, presidente da Associação Comercial de Aveiro e defendeu a criação do Curso Elementar de Comércio.
Com o propósito de modernizar a cidade e dotá-la de equipamentos e infraestruturas conducentes à qualificação do espaço urbano, durante os seus mandatos à frente do Município, assiste-se à abertura de novos arruamentos, entre os quais a Avenida Araújo e Silva; à regularização do Canal de São Roque; à pavimentação do Largo Municipal [hoje Praça da República]; à construção do Mercado José Estêvão - o Mercado do Peixe -; à construção do Asilo-Escola Distrital ou o melhoramento da rede de saneamento público.
Uma das obras que promoveu com grande impacto na cidade foi a abertura da Praça Marquês de Pombal, cerca de 1905, no local anteriormente conhecido por Largo do Terreiro e marcado pela presença do Convento das Carmelitas Descalças de São João Evangelista [século XVII]. Esta intervenção viria a causar a demolição parcial do edifício conventual, o que, à época, motivou forte discussão em Aveiro, tendo o assunto chegado ao Rei D. Carlos e merecido a intercessão da Rainha D. Amélia. O monumento que homenageia Gustavo Ferreira Pinto Basto foi inaugurado a 4 de maio de 1952. O busto e uma obra do Mestre Leopoldo Caldas, um dos nomes maiores da escultura portuguesa de meados do século XX, com trabalhos de arte pública por todo o país e que são, em boa parte, representantes da estatuária oficial modernista do período do Estado Novo.
O busto de Gustavo Pinto Basto foi colocado no centro da Praça Marquês de Pombal, onde permaneceu até ao inicio da construção do parque de estacionamento subterrâneo, cerca do ano 2000. Finda a obra foi relocalizado para sítio próximo, no remate da Rua que tem o seu nome, à entrada da Praça Marquês de Pombal, ao lado do edifício do Palácio da Justiça.
Fontes e Bibliografia
Arquivo Histórico Militar, Livro nº 21 - Livro de Matrícula do Pessoal, Registo dos Oficiais e indivíduos com a graduação de oficial, Regimento de Infantaria nº2, de 1867, PT/AHM/G/LM/B-02/21, https://ahmgermil-exercito.defesa.gov.pt/viewer?id=176152&FileID=51686&recordType=Description , consultado em 27 de outubro 2025.
BARROS, Rui [1995] Município de Aveiro – 100 anos na sua história, Aveiro, ed. Câmara Municipal de Aveiro, pp. 25-26.
CAMPOS, C. Ferreira, F. Faria, G. A., Ruas que são gente, Aveiro, 2000. pp. 87-90.
CHRISTO, António [1953] Gustavo Pinto Basto. Discurso preferido no Salão Nobre da Câmara Municipal de Aveiro a 4 de maio de 1952, Anadia, Cisial.
CHRISTO, António; GASPAR, João Gonçalves [1986] Calendário Histórico de Aveiro, Aveiro, Câmara Municipal de Aveiro.
CURADO, Maria José [2019] Evolução Urbana de Aveiro. Espaços, bairros com origem entre os séculos XV e XIX, Aveiro, Sana Editora.
NEVES, Amaro [1998] A “Arte Nova” em Aveiro e seu Distrito, Aveiro, Câmara Municipal de Aveiro.