


O Teatro Aveirense comemorou no dia 5 de março, 144 anos desde a sua criação e para assinalar esta data apresenta o projeto Sensorianas de Clara Andermat.
Clara Andermatt foi convidada a criar uma peça para o programa Outros Mundos, dos Estúdios Victor Córdon, inspirada na cultura persa. A obra representa um desafio de aproximação e celebração da riqueza cultural do Irão, incorporando contribuições da diáspora iraniana radicada em Portugal.
Nesta peça, Clara Andermatt foca o universo feminino e move-se num espaço de diálogo e reflexão sobre aspetos de vida quotidiana, da liberdade, e da diversidade cultural reinterpretando dança, poesia e música do Irão. A criadora não procura abarcar a imensidão da cultura persa, mas sim propor uma visão subjetiva, um olhar curioso e interessado para uma realidade muito diferente da nossa.
A celebração dos seus 144 anos do Teatro Aveirense coincide com um dos momentos mais marcantes desta longa história com uma intensa e diversificada dinâmica de programação, de acolhimento e da criação de eventos; de capacitação da sua estrutura de recursos humanos, de reforço e valorização técnica dos seus equipamentos e da valorização e capacitação do edificado, assim como de uma significativa dinâmica de crescimento de públicos e da sua afirmação a nível local, nacional e internacional devido ao seu modelo de gestão implementado a partir de 2016.
Fruto destas dinâmicas regista-se que o ano de 2024 foi o melhor ano de sempre a nível de público, ultrapassando os 74.000 espectadores, tendência de crescimento que se mantem nos primeiros dois meses de 2025.
Sensorianas assinala também o inicio da programação de março, e na qual se destaca Mão Morta (7 março) e Menopausa de Cláudia Raia (13 a 16 de março).
Referência ainda para alguns projetos do atual quadrimestre como são os casos de Amigos da Treta com José Pedro Gomes e Aldo Lima (11 abril – esgotado), Concerto de Encerramento do Estágio da Orquestra de Jovens dos Conservatórios de Música Calouste Gulbenkian (19 de abril), Refugiados / epopeia de uma fuga de Paulo Matos (30 de abril).
Destaque ainda para os concerto da Orquestra do Palácio de Schonbrunn de Viena (5 de maio) e para o espetáculo Swing com Diogo Morgado, Diana Nicolau, Manuel Marques, Susana Blazer nos dias 26 e 27 julho.
Mais informações em https://www.teatroaveirense.pt
Notícias relacionadas
-
20 Abril 2022
COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL
SESSÃO SOLENE COMEMORATIVA DO 25 DE ABRIL Terá lugar uma Sessão Solene comemorativa dos 48 anos do 25 de Abril de 1974 na ...Notícias -
07 Abril 2025
Uma viagem pelas profundezas da natureza contada por marionetas
Jacarandá é um espetáculo criado por Adriana Melo e Magnum Soares; Um solo intimista e sem palavras que revela a beleza e os ...Arquivo