


O Teatro Aveirense comemorou no dia 5 de março, 144 anos desde a sua criação e para assinalar esta data apresenta o projeto Sensorianas de Clara Andermat.
Clara Andermatt foi convidada a criar uma peça para o programa Outros Mundos, dos Estúdios Victor Córdon, inspirada na cultura persa. A obra representa um desafio de aproximação e celebração da riqueza cultural do Irão, incorporando contribuições da diáspora iraniana radicada em Portugal.
Nesta peça, Clara Andermatt foca o universo feminino e move-se num espaço de diálogo e reflexão sobre aspetos de vida quotidiana, da liberdade, e da diversidade cultural reinterpretando dança, poesia e música do Irão. A criadora não procura abarcar a imensidão da cultura persa, mas sim propor uma visão subjetiva, um olhar curioso e interessado para uma realidade muito diferente da nossa.
A celebração dos seus 144 anos do Teatro Aveirense coincide com um dos momentos mais marcantes desta longa história com uma intensa e diversificada dinâmica de programação, de acolhimento e da criação de eventos; de capacitação da sua estrutura de recursos humanos, de reforço e valorização técnica dos seus equipamentos e da valorização e capacitação do edificado, assim como de uma significativa dinâmica de crescimento de públicos e da sua afirmação a nível local, nacional e internacional devido ao seu modelo de gestão implementado a partir de 2016.
Fruto destas dinâmicas regista-se que o ano de 2024 foi o melhor ano de sempre a nível de público, ultrapassando os 74.000 espectadores, tendência de crescimento que se mantem nos primeiros dois meses de 2025.
Sensorianas assinala também o inicio da programação de março, e na qual se destaca Mão Morta (7 março) e Menopausa de Cláudia Raia (13 a 16 de março).
Referência ainda para alguns projetos do atual quadrimestre como são os casos de Amigos da Treta com José Pedro Gomes e Aldo Lima (11 abril – esgotado), Concerto de Encerramento do Estágio da Orquestra de Jovens dos Conservatórios de Música Calouste Gulbenkian (19 de abril), Refugiados / epopeia de uma fuga de Paulo Matos (30 de abril).
Destaque ainda para os concerto da Orquestra do Palácio de Schonbrunn de Viena (5 de maio) e para o espetáculo Swing com Diogo Morgado, Diana Nicolau, Manuel Marques, Susana Blazer nos dias 26 e 27 julho.
Mais informações em https://www.teatroaveirense.pt
Notícias relacionadas
-
09 Julho 2024
Estágio de Dança de Aveiro 2024: A dança toma conta da Capital Portuguesa da ...
Aulas de dança clássica e contemporânea, hip hop, teatro, laboratórios criativos são algumas das atividades incluídas durante ...Arquivo -
09 Novembro 2021
NOVA CRIAÇÃO DE JOÃO PAULO SANTOS ESTREIA NO TEATRO AVEIRENSE
- Em “Une Partie de Soi” revela-se a relação do artista com o seu corpo - João Paulo Santos, uma das maiores figuras do novo ...Notícias