
Realiza-se esta sexta-feira, dia 7 de fevereiro, das 19h00 às 20h30, no Centro de Congressos de Aveiro, uma sessão de debate relacionada com o tema da promoção do uso saudável e seguro dos ecrãs. Esta iniciativa enquadra-se no âmbito do projeto "DisConnect", que tem vindo a desenvolver intervenção nesta área, através de uma equipa multidisciplinar, liderado pela Unidade de Saúde Pública do ACES Baixo Vouga.
A sessão é promovida pela Câmara Municipal de Aveiro em colaboração com o ACES Baixo Vouga, o Centro de Respostas Integradas de Aveiro e a Polícia de Segurança Pública de Aveiro e destina-se a Associação de Pais e Encarregados de Educação, Diretores de Agrupamentos de Escolas, Docentes e Instituições Particulares de Solidariedade Social de Aveiro.
O programa vai contar com a participação de vários oradores Profissionais das áreas da Saúde e Segurança e terá a abertura a cargo Rogério Carlos, Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro e Dulce Seabra, da Unidade de Saúde Pública do ACES Baixo Vouga.
A apresentação do projeto “DisConnect” e o tema “Ecrãs e Saúde” serão dinamizados por Fábio Gomes, médico interno da Unidade de Saúde Pública do ACES Baixo Vouga, sendo que o tema “Ecrãs e Segurança” será orientado pelo Comandante Carlos Antunes da Polícia de Segurança Pública de Aveiro.
No final do encontro haverá lugar a um momento para comentários e discussão, moderado por M.ª Luz Fonseca do Serviço de Pedopsiquiatria do Centro Hospitalar do Baixo Vouga e por Emídio Abrantes do Centro de Respostas Integradas de Aveiro.
O “DisConnect” visa primariamente a sensibilização dos Alunos do ensino básico para os riscos do uso inadequado dos ecrãs. Porém, é importante abranger os Pais e Encarregados de Educação, Professores e Educadores, bem como a grande diversidade de profissionais que interagem com estas Crianças e Jovens, que constituem a sua rede social.
O projeto tem vindo a dinamizar sessões educativas em contexto escolar para alunos do 4º, 6º e 8º anos. Houve uma sessão formativa para profissionais das áreas da Saúde, Educação e Segurança em janeiro de 2020, em Aveiro
Nas sessões já desenvolvidas foram abrangidos 421 alunos do 4º ano (20 turmas), 437 alunos do 6º ano (18 turmas) e 145 alunos do 8º ano (7 turmas), num total de 1003 alunos (45 turmas) nos quatro Agrupamentos de Escolas abrangidos pelo projeto-piloto (Aveiro, José Estevão, Rio Novo do Príncipe e Eixo).