A Câmara Municipal de Aveiro associou-se, mais um ano, às Jornadas Europeias do Património, iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, que decorrem até ao dia 3 de outubro, subordinadas ao tema “Património Inclusivo e Diversificado”.
Neste sentido são promovidos espetáculos em espaços Municipais e diferentes atividades de Serviços Educativos nos Museus de Aveiro.
Na Praça da República / ATLAS Aveiro pôde ser apreciada “Atlas 2.0 – religação entrópica”, Instalação de Luz no Património por Henrique Vilão. Aconteceu nos dias 23 e 24 de setembro um acontecimento, único e irrepetível, que marcou o início do período de exibição e ligou toda a instalação. Este projeto procurou estabelecer uma relação profunda entre a luz e o Edifício Atlas, com o intuito de dar a ver a arquitetura deste local histórico de Aveiro, da autoria de Fernando Távora.
A luz foi o recurso central desta iniciativa, uma proposta imersiva que conjugou a arte contemporânea e os lugares de maior relevância patrimonial das cidades do Eixo Cultural A25. Terá lugar também nas Cidades de Viseu e da Guarda.
Na sexta-feira, dia 24 de setembro, foi apresentado o espetáculo “Diário de uma Pandemia” da autoria de Gerson Batista e interpretado por Inês Filipe no Centro de Congressos.
Tratou-se de um espetáculo musical e visual com recurso a música eletroacústica para piano, arte visual e multimédia, onde o público teve oportunidade de viajar por um mundo sonoro e visual, que foi capaz de o envolver e transportar ao espírito do momento. Um projeto apoiado pela CMA através da Open Call para apoio a Projetos de Criação Artística, no âmbito do Programa “Cultura em Tempos de (In)Certeza”.
Na semana seguinte, dia 1 de outubro, sexta-feira, com sessões às 16h00, 17h00 e 18h00, será exibido o espetáculo “Inside Door – Movimento Silencioso” na escadaria Atlas/Aveiro. Tem entrada livre, por ordem de chegada, limitada à lotação do espaço.
“Inside Door-Movimento Silencioso” é um projeto de instalação artística que promove a arte em época de pandemia. Os bailarinos instalam-se no espaço e a criação que apresentam utiliza o movimento que trabalham com o silêncio, desenvolvendo pequenos espetáculos de 30 minutos. É um projeto de ÁLVARO RIBEIRO apoiado também pela CMA através da Open Call para apoio a Projetos de Criação Artística, no âmbito do Programa “Cultura em Tempos de (In)Certeza”
Igualmente no dia 1 de outubro, pelas 19h00, a Igreja das Carmelitas recebe “Há Noite nas Carmelitas”. Um recital de Clarinete e Piano por Samuel Marques e Dana Radu. Terá entrada livre, por ordem de chegada, limitada à lotação do espaço
Neste recital de clarinete e piano, o clarinetista Samuel Marques e a pianista Dana Radu irão interpretar um programa eclético, onde coexistirão obras de compositores portugueses contemporâneos a par de repertório (neste caso francês) mais tradicional e de grande relevância para os instrumentos em causa. Este projeto faz parte da Open Call para apoio a Projetos de Criação Artística, do Programa “Cultura em Tempos de (In)Certeza” da CMA.
Atividades de Serviços Educativos
Nos dias 24, 28, 30 de setembro e 2 de outubro, sempre às 10h00, terá lugar a visita ao Museu da Cidade “Aveiro somos todos nós!” Partindo da exposição permanente explora-se a cidade e os registos que a História dela deixou, mostrando a diversidade das pessoas e da forma como o espaço urbano tem vindo a ser utilizado. A visita é complementada com a exposição temporária Escrito Sob o solo, reveladora dos vestígios materiais da ocupação do território.
Destina-se ao público em geral.
“Botica Conventual” é a proposta de uma visita com extensão ao Parque Infante D. Pedro onde os participantes são levados a colher algumas plantas para um herbário e, simultaneamente, conhecerão a personagem que dá nome ao Parque e a sua relação familiar com a Princesa Santa Joana, sua sobrinha. A atividade termina no Museu de Aveiro / Santa Joana. Vai acontecer nos dias 25 de setembro, 2 de outubro às 15h00 e no dia 3 de outubro às 11h00. Destina-se a famílias. As inscrições poderão ser feitas através do mavsj@cm-aveiro.pt
Também para famílias serão promovidas visitas “Safari dos animais”. Inicia-se com a visita do “Safari dos Animais” [jogo], seguindo depois para o espaço infantil e juvenil da Biblioteca, escolhendo histórias de Sophia de Mello Breyner / Ducla Soares / O Cuquedo de Clara Cunha … sobre animais fantásticos, tais como a Fénix, os Leões, as Águias, Touros e Serpentes, Dragões e outros encontrados nas coleções do Museu de Aveiro / Santa Joana. Será desenvolvida nos dias 2 de setembro e 2 de outubro às 11h00. Inscrições em mavsj@cm-aveiro.pt
No dia 2 de outubro, pelas 10h00, vai realizar-se a visita à exposição Escrito Sob o Solo e Caminhar Sobre a Muralha. Após a introdução na exposição “Escrito sob o Solo”, partimos para a exploração da cidade, calcorreando o percurso da muralha e a relevância dos trabalhos arqueológicos para conhecer a memória e como ainda hoje molda o urbanismo.
Destina-se ao público em geral e é sujeito a inscrição prévia (museucidade@cm-aveiro.pt).
À mesma hora e dia, mas no Museu da Cidade terá lugar o atelier “Cerâmica em estado líquido” onde se irá trabalhar a nobre porcelana e sentir a suavidade desta pasta cerâmica, que na forma de barbotina tem toque de seda, envolvendo as folhas, plantas, ramos e flores, que vão ficar imortalizadas pela cerâmica em estado líquido.
Esta ação destina-se a famílias e é sujeita a inscrição prévia (museucidade@cm-aveiro.pt)
Notícias relacionadas
-
15 Junho 2023
XVI Bienal Internacional de Cerâmica Artística atinge quase o dobro de ...
A edição 2023 da Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro contou com quase o dobro de candidaturas e de peças a ...Notícias -
27 Novembro 2020
HABITAÇÃO SOCIAL - “APOSTA PRIORITÁRIA”
- Grandes Opções do Plano e Orçamento 2021 reservam 2,4 M€ para esta área - A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) prossegue na ...Notícias