
Música, cinema, teatro, dança e artes digitais
na agenda de setembro;
Companhia João Garcia Miguel estreia peça com Danças Ocultas -
O Teatro Aveirense anuncia a sua programação para a rentrée, revelando uma agenda que junta música, teatro, dança, comédia, cinema e artes digitais. Entre os destaques estão a bienal de música eletroacústica Aveiro_Síntese, a estreia de um espetáculo da Companhia João Garcia Miguel e o regresso de Pedro Tochas.
O retomar das atividades no Teatro Aveirense acontece ainda em agosto, com a apresentação da bienal Aveiro_Síntese, dedicada à música eletroacústica. São dez concertos em vários espaços da cidade, entre 27 de agosto e 20 de setembro, trazendo autores e obras de referência neste campo artístico, no que se incluem Luigi Nono, Steve Reich, Ludger Brümmer, Natasha Barrett e a atuações da orquestra XXI e do ars ad hoc, entre outros exemplos. Esta é uma iniciativa promovida em parceria com a associação Arte no Tempo.
Já em setembro, regressam as habituais sessões de cinema Os Filmes das Nossas Terças, este mês com a exibição dos filmes Adam, de Maryam Touzani (dia 8), Fellini 8 ½, de Federico Fellini (dia 15), Ordem Moral, de Mário Barroso (dia 22) e O Paraíso, Provavelmente, de Elia Suleiman (dia 29). Duas destas sessões serão acompanhadas do lançamento de livros. A saber, “Federico Fellini, a inevitabilidade da arte”, de Anabela Branco de Oliveira (no dia 8) e “Viagens Pelo Éter, um cinema após 2008” (no dia 29).
No dia 10 de setembro dá-se o regresso das Novas Quintas, outro ciclo do Teatro Aveirense, neste caso dedicado à música. Traz ao palco Pedro de Tróia, o ex-vocalista da banda Capitães da Areia, que acaba de se estrear a solo com o álbum Depois Logo se Vê.
Logo a seguir, na sexta-feira 11 e no sábado 12, o Teatro Aveirense expõe duas instalações de artes digitais, numa iniciativa com o selo do programa Criatech - Criatividade Digital e Tecnologia. Na caixa de palco estará Friction, do Openfield Creative Lab, uma instalação/instrumento audiovisual interativo onde os visitantes, através de gestos, manipulam imagens e som em tempo real. No Salão Nobre estará Off-Synthesis, do coletivo Summary, uma síntese da história da arquitetura modular e pré-fabricada através de imagens e modelos 3D manipuláveis. Foi uma peça exposta virtualmente no Criatech Online e que aqui ganha uma dimensão orgânica. Estas apresentações são complementadas por duas performances musicais de Hugo Branco, nos dias 11 e 12 às 22h00.
Para o dia 17 fica marcado um espetáculo de dança de Mafalda Deville, intitulado Mama, criado a partir de uma investigação sobre os conflitos emocionais e sociais da maternidade juvenil. No final da apresentação haverá uma conversa com a coreógrafa e intérprete. Esta iniciativa resulta de uma parceria do Teatro Aveirense com a Companhia Instável e o seu programa Palcos Instáveis – Segunda Casa.
No dia 18 de setembro dá-se o regresso de Pedro Tochas ao Teatro Aveirense. Desta vez, o humorista traz “Um Serão com Pedro Tochas”, misturando os registos de contador de histórias com malabarismo, passando pelo teatro físico e de rua, a que se juntam elementos de stand-up comedy. Em resumo, uma viagem pelo alucinado mundo de Pedro Tochas.
Para 26 de setembro está reservado um dos grandes momentos da rentrée do Teatro Aveirense. Trata-se da estreia, em coprodução, de Ode Marítima, da Companhia João Garcia Miguel, um espetáculo que tem por base a obra de Fernando Pessoa e conta com a participação do coletivo musical Danças Ocultas. Um só ator, acompanhado de quatro músicos, será o material humano a partir do qual se construirá a peça. O som, a luz e a espacialização cénica - e a eterna ironia - serão os elementos desta encenação sobre os quais incidirão os cuidados e as atenções sempre intensificados dentro das linhas de pesquisa e experimentação que o percurso da companhia vem percorrendo.
O mês de setembro inclui ainda, no dia 27, uma nova sessão do ciclo À Boca de Cena, que propõe a leitura partilhada de textos dramáticos, numa parceria do Teatro Aveirense com o GrETUA. Esta sessão integra a celebração do centenário do nascimento de Vasco Branco, sendo proposta a leitura de um texto deste autor e tendo como convidada Rosa Alice Branco.
Notícias relacionadas
-
20 Abril 2022
COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL
SESSÃO SOLENE COMEMORATIVA DO 25 DE ABRIL Terá lugar uma Sessão Solene comemorativa dos 48 anos do 25 de Abril de 1974 na ...Notícias -
05 Novembro 2021
DIÁRIOS DE UMA PANDEMIA NO TEATRO AVEIRENSE
Próxima sessão de Os Filmes das Nossas Terças com filme de Miguel Gomes A próxima sessão da rubrica Os Filmes das Nossas ...Notícias