
O músico brasileiro Gilberto Gil e a fadista portuguesa Mariza são os cabeças de cartaz da 4.ª edição do Festival dos Canais que até domingo transforma a Cidade de Aveiro num palco a céu aberto, numa organização da Câmara Municipal de Aveiro. Teatro de rua, concertos, instalações artísticas, performances, atividades desportivas e de lazer, oficinas criativas e Dj’s preenchem a programação, que, durante o fim de semana, continuará a apresentar produções nacionais e estrangeiras, algumas das quais em estreia absoluta e outras em estreia nacional. Há atividades para todas as idades, todos os dias, entre as 10 horas e a meia-noite, distribuídas por praças, ruas, mercados ou canais, proporcionando assim uma fruição em pleno da Cidade dos Canais.
O grande destaque de amanhã, sábado, é o concerto com Gilberto Gil, um dos artistas brasileiros mais acarinhados em todo o mundo, com entrada livre, às 22 horas no Cais da Fonte Nova, que celebra o novo álbum “OK, OK, OK”.
No domingo, o palco principal despede-se com o espetáculo de Mariza, também às 22 horas, mesmo antes do grande espetáculo “Lampadophores”, da companhia francesa Picto Facto, a quem caberá as honras do encerramento oficial do Festival dos Canais 2019.
Entre os destaques da programação para amanhã e domingo, inclui-se a estreia nacional de “Esencial”, da companhia VAIVÉN CIRCO, um espetáculo de circo contemporâneo e de dança, que pode ser visto no sábado e no domingo, sempre às 18 horas.
Outro dos momentos auge deste Festival será a atuação da companhia inglesa “Spark!Worldbeaters”, um grandioso espetáculo de teatro de rua, visualmente arrasador e acusticamente impressionante, que combina bateria de alto impacto com coreografias dinâmicas e um design de iluminação extraordinário. Atuam no sábado, às 23h30, entre o Cais da Fonte Nova e na Antiga Capitania, com a colaboração de percussionistas aveirenses, envolvendo o público numa experiência visual e sonora irrepetível.
Há ainda o espetáculo “Meeting Point”, que a consagrada companhia de dança espanhola “Ertza” terá em estreia nacional. Uma coreografia de superior esmero gestual e sensibilidade cénica, que cruza linguagens como o “break-dance”, o hip-hop e a dança contemporânea para ver no dia 20 e 21 de julho, às 17h30 e às 19 horas, na Praça Marquês de Pombal.
Com uma abordagem mais acrobática, a companhia andaluz “Pakipaya” traz até Aveiro “Shake, Shake, Shake”, um espetáculo de Circo Contemporâneo, de humor, risco e emoção, rico em acrobacias aéreas e mastro chinês, numa fusão cúmplice entre circo e teatro burlesco, que poderá ser apreciado no sábado, às 16h30, e no domingo, às 17 horas, na Praça da República.
Marionetas, atores de carne e osso, ilustração, projeções a diferentes escalas, música ao vivo e teatro para cinema em tempo real é a produção que a companhia “Red Cloud – Teatro de Marionetas” se prepara para estrear no Festival dos Canais, onde o seu “Esquiço Dromoscópico” estará em cena no fim de semana, sempre às 21h30, na Praça Marquês de Pombal. O espetáculo é uma reflexão filosófica e física sobre o sentido do tempo concebida e apresentada pela primeira vez em Aveiro, para depois circular por diferentes palcos do mundo.
“Ovatatto” é outra das propostas de teatro de marionetas que o Festival traz a Aveiro. Conta histórias da marioneta Momo, cujo corpo nem parece de madeira, tanto é o realismo com que se movimenta. Simona Ferrara é a manipuladora que lhe dá vida numa coreografia intimista, fazendo dele um humano carinhoso, sensível e poético. No sábado há duas sessões, às 16 e às 19 horas, e no domingo mais uma às 11 horas.
Há ainda “Out of the Blú”, no Cais dos Botirões, às 15h30, uma produção em que a artista italiana encarna a personagem Fra Marto', uma dona de casa dos anos 50, que irá recorrer à manipulação de objetos e “técnicas de clown” para “lavar roupa na praça pública”.
No domingo, a companhia francesa Picto Facto apresenta duas divertidas produções em Aveiro: além de “Lampadophores”, com os seus dinâmicos e apelativos insufláveis itinerantes, terá em estreia em Portugal a instalação “Billevesées – L’estaminet”, no jardim do Cais da Fonte Nova. Entre as 16h00 e a 01h00, estarão à espera de visitantes, como mesa de bar, sala de estar ou simplesmente ponto de encontro.
Música e outros palcos: do hip hop à música erudita
Num investimento da autarquia de 500.000€, o Festival dos Canais 2019 conta ainda com outros palcos, em espaços inusitados da Cidade. Às 19h30, a simbólica escadaria do Edifício Fernando Távora, mesmo ao lado dos canais, recebe amanhã a doce e romântica Tainá e, no domingo, a banda LEFT, que alguns já descreveram como “um dos segredos mais bem guardados da pop nacional”.
Instalações, exposições e visitas culturais para explorar a Cidade dos Canais
Ao longo dos cinco dias do Festival estão ainda previstas iniciativas como o “Hub Station”, um projeto de arte efémera que resulta do cruzamento de vários artistas independentes, que atuam na mediação entre arte, ecologia e sustentabilidade. O projeto, que pretende refletir sobre dinâmicas urbanas de transformação da cidade, consiste na construção de cinco estruturas com materiais reutilizáveis, no Jardim do Rossio, que serão parcialmente habitadas por artistas e pelo público em simultâneo, promovendo a interação entre arte, público e cidade.
No Festival dos Canais há ainda espaço para boas compras, artesanato tradicional e urbano, e peças de artes plásticas e decorativas. Entre as 10 e as 19 horas, um mercado especial anima os canais urbanos da ria de Aveiro, entre a Praça Joaquim Melo Freitas, a Rua Homem Cristo e o Mercado Manuel Firmino.
Pensado para todas as idades, o Festival dos Canais apresenta também muitas ações direcionadas para o público infantil e familiar, convidando-os a explorar, manipular, criar, intervir e participar de forma ativa. No Cais da Fonte Nova, o “Jardim das Brincadeiras” propõem oficinas artísticas, trabalhos de reciclagem e leitura de contos. No sábado, às 11 horas, decorre uma oficina de música para bebés, sob a orientação dos músicos Zetó Rodrigues, Nuno Silva e Luís Semedo.
Desporto é outra das atividades em destaque no Festival dos Canais, com propostas disponíveis todos os dias, em diferentes horários entre as 09h00 e as 19h00. Tanto na Ria de Aveiro, como nos diferentes campos de jogos do Cais da Fonte Nova, que acolhem as mais diversas modalidades, desde o Stand Up Paddle, passando pela Canoagem, Treino Funcional, Ginástica Rítmica, Voleibol e Basket 3x3. As sessões são orientadas pelas Associações Desportivas do Município.
A Cidade de Aveiro será assim durante cinco dias um palco privilegiado de animação, onde os Canais da Ria de Aveiro serão o epicentro por excelência de um programa multidisciplinar que cruza diferentes manifestações artísticas, culturais, desportivas, náuticas e de lazer.
Um evento onde todas as iniciativas são gratuitas e que convida a sentir a Cidade de Aveiro, a celebrar o seu presente, a valorizar a sua forte identidade, o seu património natural e a sua paisagem urbana única.
Descarregue e consulte a agenda em:
https://festivaldoscanais.pt/wp-content/uploads/2019/07/Agenda_Festival-dos-Canais.pdf
FESTIVAL DOS CANAIS - Cidade de Aveiro
17 a 21 de julho
Entrada livre
www.festivaldoscanais.pt
https://www.facebook.com/festivaldoscanais/