Vai ter início o projeto “Conversa aberta: Conflito Cultural. Diálogo Global” com a primeira sessão, “Culturas de Resistência”, no dia 29 de março, das 15.30 às 17.30 horas no edifício da antiga Capitania de Aveiro.
Organizada pela Câmara Municipal de Aveiro, o Centro de Informação Europe Direct de Aveiro, o Centro Social e Paroquial da Vera Cruz e Escola Profissional de Aveiro, a ação “Culturas de Resistência” integra-se no projeto “Conversa Aberta: Conflito Cultural. Diálogo Global” que tem por finalidade abordar os desafios existentes nos múltiplos estereótipos culturais, através de um momento de debate e reflexão conjunta sobre a diversidade cultural existente na sociedade e a sua valorização no contexto da intervenção ao nível da comunidade internacional.
“Culturas de Resistência” contará com as intervenções de Isabel Vasconcelos do Centro Social e Paroquial da Vera Cruz e CLAII de Aveiro, com “Apoio e integração da População Imigrante”. O mediador da Câmara Municipal, João Seabra, falará sobre “A integração da Etnia Cigana”. Da Universidade de Coimbra, contaremos com Jorge Tavares da Silva com “Cultura Chinesa em foco”.
José Ferramenta da Associação IUNA vem falar sobre “Os PALOP”. Pedro Mota da Associação Monamom da Guiné Bissau irá abordar “Filhos e amigos da Guiné Bissau”. “Integração da População de Leste” será a intervenção de Lyudmila Bila da Associação de Apoio ao Imigrante. A moderação estará a cargo de Ana Cláudia Campina.
Destinada ao público em geral, a ação tem entrada livre. As inscrições podem ser feitas por email: europe-direct-aveiro@aeva.eu. De referir que o segundo evento, “Gente com Cultura. Cultura com Gente” terá lugar em maio e o último encontro, “Diversidade nas Expressões Culturais” acontecerá em junho, onde haverá um momento de representação das artes culturais.