
A Câmara Municipal de Aveiro irá assinalar o Dia Mundial do Livro através da realização da atividade “Dia Aberto e o Livro sai a Rua” no dia 22 de abril entre as 9.30 e as 18.00 horas.
Assim, a Biblioteca Municipal terá as suas duas entradas abertas, a normal e a pela Rua de José Estevão (a entrada do antigo Magistério Escolar) a todos os que pretendam conhecer o espaço e o seu funcionamento. Serão igualmente atividades fora e dentro das instalações, tratando-se de uma comemoração aberta a toda a comunidade aveirense.
Aliás, esta é a grande novidade da edição deste ano do Dia Mundial do Livro. Serão várias as atividades realizadas fora de portas de forma a envolver toda a população aveirense, bem como os turistas que nos visitam.
Entre as 10h30 e as 12h00 decorre a Hora do conto fora de portas, uma atividade organizada e produzida pela Biblioteca Municipal de Aveiro, em parceria com o comércio local e que irá ter lugar nas seguintes lojas: “A Desconfiada” , “ Cabeleireiro Bernardete & Dina” e “ Doce Infusão”. À tarde, a hora do conto desloca-se para a “Kacaoland”, entre as 14h00 e as 14h30 e às 16h00 é a vez do Largo Jaime Magalhães Lima.
Por volta das 15h00 está marcada uma visita guiada à Biblioteca Municipal de Aveiro
Entre as 10h00 e as 18h00 decorre a venda e empréstimo de livros no largo Jaime Magalhães Lima, uma ação desenvolvida em parceria com as livrarias locais António Proença e João Antunes.
O vasto programa da edição de 2017 começa pelas 9.30 horas com o atelier de literatura infantil em torno do conto “Rã Gingona e Sapo Comilão” do livro “O Bichonário Brasileiro”, com Conceição Oliveira. Às 10.00 horas terá lugar a hora do conto em torno do livro “Ler Doce Ler”. Pelas 10.30 horas vai realizar-se o workshop “Vem sonhar os livros (em barro)”. Trata-se de uma oficina de barro para incentivar as artes/ofícios tradicionais, criando e moldando personagens do livro “Ler doce ler” em barro. Pelas 11.00 horas vai realizar-se a Oficina de Biodanza para famílias “Os meninos no fundo do Mar” que terá como ponto de partida a história “A menina do Mar” de Sophia de Mello Breyner Andersen.
Entre as 11.30 e as 12.00 horas os alunos da Sociedade Musical de Santa Cecília apresentam uma audição e ainda um momento de poesia por Aida Viegas.