
De 8 a 13 de abril está de regresso ao Teatro Aveirense o Estágio de Dança. A 24ª edição mantém a aposta na curadoria com Victor Hugo Pontes, recém-galardoado com o prémio de melhor coreografia de dança, anunciado na passada quarta-feira pela Sociedade Portuguesa de Autores.
A “Open Call” deste ano (projetos em que o Estágio de Dança apoia a criação de coreógrafos locais e nacionais) selecionou dois projetos coreográficos que contaram com o apoio à criação do Estágio de Dança de Aveiro. O projeto “Cota-Parte”, dos coreógrafos de aveirenses Claudinei Garcia, Rita G. Pinheiro e Susana Pereira e, a nível nacional o projeto de Rita Vilhena “#Vibra#Dor#”.
No que respeita a atividades paralelas, o Estágio de Dança contará com um momento de partilha entre os formadores, os participantes e o público. A partir da projeção de fotografias pessoais, os formadores falarão sobre o seu percurso artístico, a sua própria formação, os seus desafios. A esta breve apresentação segue-se uma conversa informal entre todos os participantes.
Outro dos destaques da presente edição é a abertura do Estágio de Dança de Aveiro a pessoas que não têm qualquer tipo de experiencia em dança, mas que têm curiosidade em experimentar com a proposta de “Iniciação à Dança contemporânea para adultos”. A 24ª edição do evento aposta também na transversalidade das áreas artísticas: dirigida a profissionais, o workshop “From Act to Acting – Jan Fabre Teaching Group” é uma formação que cruza estas áreas artísticas do teatro e da dança e que vai de encontro aos interesses e procura do intérprete contemporâneo.
O estágio é pensado em continuidade com a programação das duas edições anteriores permitindo que os participantes acedam, de forma condensada e intensiva a diferentes ferramentas técnicas e criativas, de modo a enriquecer a sua linguagem artística. Este ano, a oferta formativa será mais diversificada, e os participantes poderão escolher entre duas grandes vertentes: mais clássica ou mais inspirada nas danças urbanas. As inscrições estão abertas até dia 7 de abril.
Curadoria
Victor Hugo Pontes
Nasceu em Guimarães, em 1978. É licenciado em Artes Plásticas – Pintura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Em 2001, frequentou a Norwich School of Art & Design, Inglaterra. Concluiu os cursos profissionais de Teatro do Balleteatro Escola Profissional e do Teatro Universitário do Porto, bem como o curso de Pesquisa e Criação Coreográfica do Fórum Dança. Como criador, a sua carreira começa a despontar a partir de 2003 com o trabalho Puzzle. Desde então, vem consolidando a sua marca coreográfica, tendo apresentado o seu trabalho por todo o país, assim como em Espanha, França, Itália, Alemanha, Rússia, Áustria, Bélgica, Brasil, entre outros. É, desde 2009, o diretor artístico da Nome Próprio – Associação Cultural, com sede no Porto.
Notícias relacionadas
-
30 Janeiro 2020
ESTÁGIO DE DANÇA DE AVEIRO COM INSCRIÇÕES ABERTAS
- Teatro Aveirense volta a convidar Victor Hugo Pontes para assumir curadoria da 25.ª edição celebrada durante todo o ano - O ...Notícias -
30 Setembro 2020
OUTUBRO DIVERSIFICADO NO TEATRO AVEIRENSE
- Cristina Branco, Márcia e Victor Hugo Pontes entre os destaques; Regresso dos festivais CRIATECH e PRISMA - A Câmara ...Notícias