
Cultura, Natureza, Tech & Soul”: os valores que sustentam a nossa Candidatura serão fundamentais para vencermos”, Ribau Esteves
A Cidade de Aveiro entregou o dossier de candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027 em Lisboa, na passada segunda-feira, dia 22 de novembro, pelo responsável da Comissão Executiva da Candidatura, José Pina. “Está cumprido o primeiro objetivo da nossa Candidatura, a sua apresentação formal, que tem o trabalho de mais de dois anos com muitas instituições e Cidadãos comuns e que é apenas uma das etapas daquilo que em Aveiro vamos continuar a desenvolver”, afirmou José Pina após a entrega da Candidatura de Aveiro.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, que é a principal entidade promotora desta Candidatura, “Aveiro deu mais um passo para a sua afirmação ao nível Nacional e Europeu. A formalização desta candidatura, mais do que significar que estamos efetivamente apostados em vencer esta corrida a Capital Europeia da Cultura em 2027, vem mostrar a diferença entre aquilo que era Aveiro em termos Culturais há uma década e aquilo que é hoje. As apostas Culturais que realizámos por Todo o Município, a questão tão importante para nós da inclusão da Cultural para todos os níveis sociais e económicos, com atividades de todos os tipos abertas à população, é o que demais importante retiramos deste momento. E esta fotografia que é hoje possível tirar à imensa atividade cultural que Aveiro tem, será ainda mais notória em 2023, em 2025 e em 2027, porque independentemente do resultado – e nós queremos muito ganhar e estamos a trabalhar para isso – temos um Plano Estratégico para a Cultura, que se iniciou em 2019 e que certamente vamos cumprir e levar a cabo até 2030, revolucionando o tecido cultural municipal e deixando essa marca indelével na forma de Aveiro e dos Aveirenses olharem e participarem, eles próprios, nos processos criativos locais, regionais, nacionais e europeus”, afirmou.
Suportada na energia das suas comunidades, na riqueza do seu património, na vitalidade dos seus criadores e no dinamismo da sua vida científica e empresarial, Aveiro ambiciona ser uma referência internacional pela forma como posiciona a Cultura e a Criatividade no centro da sua vida social, educativa, económica e urbana, abrindo-se à Europa e ao mundo.
Ribau Esteves sublinhou ainda “o facto da Candidatura de Aveiro estar assente em quatro pilares fundamentais e que são o slogan da Candidatura de Aveiro: “Cultura, Natureza, Tech & Soul”, transportando aquilo que é o melhor que o Município e a Região de Aveiro têm para o plano Cultural, pois a Cultura também é isso, é aquilo que nos diferencia dos demais, para nos tornar mais fortes enquanto Europeus e por isso acreditamos que aquilo que de melhor temos em Aveiro, com a nossa Ria de Aveiro, os nossos projetos tecnológicos mais avançados ou a Alma Aveirense que é única, nos vão ajudar a atingir o resultado que todos desejamos, a vitória”, enfatizou.
A preparação desta candidatura teve início em 2019, com a elaboração do Plano Estratégico para a Cultura 2030. Seguiu-se um processo de auscultação e participação alargada, que envolveu não só o setor cultural e criativo de Aveiro, mas também outros setores de atividade, da educação à saúde, passando pelo ambiente, turismo ou inovação, bem como as comunidades da Cidade e Região.
Durante este percurso identificaram-se desafios, necessidades e desejos, estabeleceram-se estratégias, parcerias e prioridades e desenharam-se projetos à escala local, regional e internacional, com vista a lançar bases para uma Cidade e uma Região de Aveiro mais sustentável, competitiva e atrativa à escala Europeia, que encontra na Cultura o seu ativo transformador.
O próximo passo será a audição com o júri internacional, no primeiro trimestre de 2022. Deste encontro sairá uma seleção de Cidades Candidatas que avançam para a fase seguinte de avaliação. A decisão final sobre a Cidade Portuguesa escolhida para Capital Europeia da Cultura 2027 será conhecida no início de 2023.
Até à decisão do júri, a candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027 prosseguirá com o seu trabalho, desenvolvendo um conjunto de ações que pretendem garantir uma crescente mobilização e envolvimento de todos os setores da sociedade em torno deste ambicioso projeto.
A Candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027 é promovida pela CMA em conjunto com a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), Universidade de Aveiro, e a AIDA CCI – Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro. A Comissão de Honra da Candidatura, apresentada em novembro de 2020, é presidida pelo antigo Comissário Europeu e atual Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas.
Notícias relacionadas
-
07 Julho 2020
FESTIVAL DOS CANAIS 2020
- 16 a 19 e 24 a 26 de julho - - Edição Especial 2020 adequada ao tempo de Pandemia - O Festival dos Canais, promovido ...Notícias -
20 Novembro 2020
NOVO CONCURSO PARA REQUALIFICAÇÃO DA CAPELA DE NOSSA SENHORA DA SAÚDE
Está aberto um novo concurso público para requalificação total da Capela de Nossa Senhora da Saúde, na Patela (São Bernardo), ...Municipio | Comunicação | Obras MunicipaisNotícias