- “Damas da Noite” joga com a própria biografia do autor -
Elmano Sancho pensou numa outra hipótese de si mesmo e a partir disso criou um espetáculo desafiante, que tem marcado os palcos por onde tem passado. “Damas da Noite” estará no Teatro Aveirense, esta sexta-feira, 19 de novembro.
Elmano Sancho evoca a conflituosa reviravolta de expectativas em torno do seu nascimento para levantar o véu de Damas da Noite: os pais esperavam uma menina, de nome já destinado, Cléopâtre, mas nasceu um menino. O encenador pretende assim dar vida a esse outro desejado de si mesmo, como se este fosse uma espécie de duplo e existisse numa realidade paralela que “Damas da Noite” encena.
Para erguer essa figura ficcionada chamada Cléopâtre, Elmano Sancho imergiu no mundo fascinante e provocador do transformismo. Os artistas transformistas "vestem a pele de um outro, tentam ser um outro”. São "flores que abrem de noite”, intérpretes de uma transformação "pautada pela transgressão, o desconforto, a ambiguidade, a brutalidade dos corpos e a violência das emoções”.
Através dessa interpretação paradoxal da diferença, “Damas da Noite” explora a presença ou ausência de fronteiras entre realidade e ficção, ator e personagem, homem e mulher, teatro e performance, tragédia e comédia, original e cópia, interior e exterior, dia e noite. Nesse jogo de relações, aposta-se a identidade como matéria fluida, "rimbaudiana”, revelando o outro que somos, o estrangeiro que albergamos.
Os ingressos para o espetáculo têm um custo de 5,00€ e podem ser adquiridos na bilheteira do Teatro Aveirense ou através de ticketline.pt.
Notícias relacionadas
-
23 Setembro 2022
JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO 2022
A Câmara Municipal de Aveiro associou-se, mais um ano, às Jornadas Europeias do Património, iniciativa conjunta do Conselho da ...Notícias -
18 Junho 2021
DOAÇÃO DA OBRA “MATADOR” DE JOÃO VIANA
O Executivo Municipal deliberou aceitar a obra do artista João Viana denominada “Matador”, que esteve patente na exposição ...Notícias