
Resultante de uma já longa parceria estabelecida entre a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e a Associação para o Estudo e Defesa do Património Natural e Cultural da Região de Aveiro (ADERAV), o ATLAS Aveiro/ Edifício Fernando Távora recebe de 19 a 21 de novembro a 15 ª edição das Jornadas de História Local e de Património Documental.
O tema que, este ano, centrará as atenções de todos será “Aveiro: Património Arqueológico” e constituirá uma oportunidade de juntar diversos especialistas nesta área de saber, com visões mais locais ou globais, e todos os interessados nestas questões. De entre muitos outros, contamos com a presença de Cláudio Torres, Maria Ramalho, Luís Souto, Susana Temudo, Ricardo Costeira, Sónia Filipe, José Maria Amado Mendes, Aida Carvalho, Fernando Real, Maria Miguel Lucas e Luís Raposo.
Considera-se, pois, estratégico no atual momento de promoção cultural e de desenvolvimento urbano da Cidade e de todo o Município, de acordo com o definido no Plano Estratégico para a Cultura 2019-2030, a realização de uma edição das Jornadas de História Local e Património Documental sobre arqueologia. No caso particular de Aveiro, muitos dos vestígios materiais exumados nas diversas campanhas arqueológicas são objetos cerâmicos, sublinhando desta forma uma das características deste território: o de ser uma região de grande produção cerâmica.
A apresentação de estudos sobre esta temática é assim relevante para documentar a transformação e apropriação do património territorial, quer através das palestras programadas, quer da visita guiada prevista.
Notícias relacionadas
-
09 Jun
AVEIRO CELEBRA O DIA MUNDIAL ARTE NOVA COM PROGRAMA DE TRÊS DIAS
De 10 a 12 de junho, sexta-feira a domingo, a Câmara Municipal de Aveiro organiza a comemoração da Festa Arte Nova, cujo Dia ...Notícias -
23 Nov
“BOROGODÓ” COM MART’NÁLIA EM AVEIRO
- Tournée internacional passa pelo Centro de Congressos de Aveiro - Numa tournée inédita do projeto BOROGODÓ, a compositora, ...Notícias