À semelhança do que aconteceu com Santa Joana, cujo Culto se encontra inscrito no Inventário do Património Cultural Imaterial de Portugal, desde 2023, também a Festa de São Gonçalinho, cumpridos os requisitos de pedido de proteção legal, se encontra na fase de Consulta Pública para efeitos de inscrição no Inventário Nacional do património Imaterial.
A Câmara Municipal de Aveiro, através de uma equipa interna composta por técnicos da Divisão de Cultura e Turismo, em estreita colaboração com a Mordomia de São Gonçalinho e com a Paróquia da Vera Cruz, procedeu à instrução de todo o processo, integrado na estratégia municipal de preservação, salvaguarda e valorização do património cultural material e imaterial de Aveiro, num claro reconhecimento da importância e relevância comunitária da Festa de São Gonçalinho, considerando-se, agora, em conformidade o procedimento de registo de inventário desta manifestação.
Desta forma, decorre, até 08 de novembro, a Consulta Pública sobre o projeto de decisão de inscrição da Festa de São Gonçalinho no Inventário Nacional do Património Cultural. Finda esta etapa, o Património Cultural, Instituto Público, decide sobre o pedido de inventariação da Festa, no prazo de 120 dias.
Notícias relacionadas
-
09 Jan
CMA isenta taxas para “São Gonçalinho” e presta apoio
É um gosto muito especial ser parceiro ativo desta Festa”, Ribau Esteves. Festividades arrancam esta quinta-feira e ...Notícias -
31 Mar
Aveiro 2030 | Consulta Pública até 25 de abril de 2023
De 20 a 24 de março a Câmara Municipal de Aveiro promoveu a “Semana PEDUCA & Aveiro 2030” tendo como principal objetivo a ...Notícias