9 de outubro -
“Artes no Canal - Mercado de Fusão” regressa esta sábado, dia 9 de outubro, das 9h30 às 18h30 do Cais do Côjo ao Cais da Fonte Nova. Uma organização da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) em parceria com a Associação Comercial do Distrito de Aveiro – ACA e com A Barrica – Associação de Artesãos da Região de Aveiro.
“Artes no Canal” é uma iniciativa de caráter cultural, económico e de promoção territorial que pretende fomentar a participação e envolvimento da população num evento de rua sustentado num cariz eminentemente cultural, que potencia o saber-fazer ao mesmo tempo que valoriza a tradição, a identidade, o património, a criatividade e a expressão artística, colaborando para a divulgação e promoção de artistas e artesãos.
Animação deambulante em barco Moliceiro e pelas ruas de Aveiro
Supertronik Bootleg é a animação que vai percorrer o Canal Central da Ria de Aveiro. A narrativa trata a história de “cinco seres extraplanetários, que descobrem uma antiga cassete abandonada numa área de serviço, na cintura de asteroides de marte. A cassete gravada em 1997 continha uma “mixtape” da melhor eurodance da altura no planeta Terra. Mais de 20 anos depois, cativados pela batida, estes seres aterram no “planeta azul” e iniciam uma reprodução do material descoberto na mítica cassete, disfarçados de comuns seres humanos, na procura da colonização da raça humana através da batida”.
Ao mesmo tempo, o Artes no Canal leva também animação às ruas centrais da Cidade, com uma versão de rua do “Dance Center” apresentada pela DCTR – Associação Cultural, sendo que este formato desafia a novas formas de apresentar e pensar o movimento e a sua relação com o espaço.
Procurando sensibilizar para a temática da sustentabilidade do Planeta, o Artes no Canal de outubro vai também contar com um espetáculo itinerante que aborda assuntos pertinentes ao desenvolvimento da humanidade: perda e desperdício de recursos ou a contaminação, são algumas das ações nefastas que destroem o mundo. Em Splash, uma criação de WeTumTum, “personagens fortes e carismáticas afastam o mal que todos os dias põe em risco o bem mais essencial H2O, mais conhecido por água”. Splash é uma criação WeTumTum, uma encomenda da AdRA – Águas da Região de Aveiro.
Grupo Cultural e Recreativo da Taipa apresenta “Flor de Sal”
O Grupo Flor de Sal apresentará na sua versão “Street Music” constituído por sete músicos, pertencentes às várias valências do Grupo Cultural e Recreativo da Taipa – Requeixo, um reportório diverso e adequado aos espaços e públicos envolvidos, neste evento ligado às tradições de Aveiro e a animação de rua, propõe temas tradicionais da região da Ria e temas fortes e muito animados.
Notícias relacionadas
-
30 Set
OUTUBRO DIVERSIFICADO NO TEATRO AVEIRENSE
- Cristina Branco, Márcia e Victor Hugo Pontes entre os destaques; Regresso dos festivais CRIATECH e PRISMA - A Câmara ...Notícias -
22 Mar
Câmara de Aveiro recebe desfile e concerto de bandas da Região de Aveiro
O evento integra a programação de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura e conta com a participação de 10 bandas. No ...Notícias